Entre o “Serve” e o “Significa”

Uma Análise sobre Expectativas Atribuídas ao Esporte em Projetos Sociais

Autores

  • Marco Paulo Stigger Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luis Eduardo Thomassim Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.656

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Esportes, Socialização

Resumo

O objetivo deste artigo é sistematizar alguns posicionamentos diante do tema dos projetos sociais esportivos. Buscaremos questionar um conjunto de representações e mitos sobre as relações que os diferentes sujeitos das classes populares estabelecem com esses projetos. Para isso, nos valemos da experiência com pesquisas etnográficas junto a praticantes de esporte e lazer e em projetos sociais esportivos. Partindo da desconstrução de noções que naturalizam atributos ao esporte, passamos ao diálogo com as expectativas de socializações positivas através do esporte. Utilizando resultados de diversas pesquisas, problematizamos as justificativas que se sustentam na “utilidade social” do esporte e reiteramos a validade da análise da dimensão do significado desta prática para os grupos sociais em questão. Concluímos articulando o significado cultural do esporte com os desafios de políticas que busquem enquadrá-lo como um direito social.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

Stigger, M. P., & Thomassim, L. E. (2013). Entre o “Serve” e o “Significa”: Uma Análise sobre Expectativas Atribuídas ao Esporte em Projetos Sociais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.656

Edição

Seção

Artigos de Revisão