Educação física, Lazer e Multiculturalismo

Sentidos e Desafios

Autores

  • Antonino Pereira Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciane Silveira Universidade do Minho (UM)
  • Camilo Cunha Universidade do Minho (UM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.715

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Atividades de Lazer, Esportes, Diversidade Cultural

Resumo

Existem diversos documentos internacionais e autores de referência que sublinham o papel da Educação Física, Lazer e Desporto na promoção do multiculturalismo. Porém, verifica-se que existem ainda muitas situações onde tais recomendações são ainda ignoradas ou então a sua concretização enfrenta muitos constrangimentos e dificuldades. Por outro lado, a pesquisa efetuada acerca desta temática é ainda muito reduzida. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca de perspetivas e abordagens do multiculturalismo no âmbito da Educação Física, Lazer e Desporto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAIR, D.; TAYLOR, T.; DARCY, S. Managing ethnocultural and “racial” diversity in sport: Obstacles and opportunities. Sport Management Review, v. 13, n. 4, p. 307- 312, nov. 2010.

ALLEN, J. T. et al. Sport as a vehicle for socialization and maintenance of cultural identity: International students attending American universities. Sport Management Review, v. 13, n. 4, p. 421-434, nov. 2010.

BASEI, A. P.; FILHO, W. L. Educação Física escolar na busca de interlocuções: re- pensando a formação de professores para uma educação intercultural. Revista Iberoamericana de Educación, n. 46/7, 2008.

BENTO, J. O. Contexto e perspetivas. In: BENTO, J.; GARCIA, R.; GRAÇA, A. (Org.). Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1999. p. 19-114.

BENTO, J. O.; MOREIRA, W. W. Homo sportivus o humano no homem. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012.

CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e Política, v. 25, n. 2, p. 91-107, 2007.

CARNEIRO, R. Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.

CARVALHO, Y. Lazer e Saúde. Brasília: Sesi/DN, 2005.

CHEPYATOR-THOMSON, J. R. et al. Multiethnic Diversity in K-12 U.S. Physical Education: A Synthesis of Literature in Kinesiology-Based Journals (1995-2005). The ICHPER-SD Journal of Research in Health, Physical Education, Recreation, Sport & Dance, v. 3, n. 1, p. 33-39, Spring 2008.

CHOI, W.; CHEPYATOR-THOMSON, R. Multiculturalism in Teaching Physical Education: A Review of U.S. Based Literature. The ICHPER-SD Journal of Research in Health, Physical Education, Recreation, Sport & Dance, v. 6, n. 2, p. 14-20, Fall 2011.

CONSTANTINO, J. A globalização e a identidade do desporto africano. In: TANI, G. et al. (Org.). Celebrar a Lusofonia. Ensaios em estudos em Desporto e Educação Física . Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012. p. 87-116.

DAMÁSIO, A. O Erro de descartes: Emoção, razão e cérebro humano. 18. ed. Lisboa: Publicações; Europa – América, 1998.

DAMÁSIO, A. O sentimento de si. O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência. Lisboa: Publicações Europa – América, 2000.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, v. 2, n. 2, 1995

EAGLETON, T. Depois da Teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós- modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FERNANDES, A. T. Para uma sociologia da cultura. Porto: Campo das Letras, 1999. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, P. Uma educação para a liberdade. 2. ed. Porto: Textos Marginais, 1973.

GARCIA, R.; LEMOS, K. Temas (quase éticos) de Desporto. 2. ed. revista e atualizada. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2009.

GARCIA, R. A evolução do homem e das mentalidades: uma perspectiva através do corpo. Movimento, v. 4, n. 6, p. 61-71, 1997.

GIDDENS, A. O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença, 2000.

GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. E. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. São Paulo: Autêntica, 1998.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

LACERDA, T. Uma aproximação estética ao corpo desportivo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 393 – 398, 2004.

LEVI-STRAUSS, C. A Antropologia face aos problemas do mundo moderno. Porto: Porto Editora, 2011.

LIMA, J. Corpo, identidade e linguagem nas cavernas de ”Moon Palace”. In: AZEVEDO, A.; PIMENTA, J.; SARMENTO, J. (Org.). Geografias do corpo: Ensaios de geografia cultural. Porto: Figueirinhas, 2009. p. 145-164.

LIPOVETSKY, G. O crepúsculo do dever: a ética indolor dos tempos democráticos. Lisboa: Dom Quixote, 2004.

MACDONALD, D. et al. Taking exercise: cultural diversity and physically active lifestyles. Sport, Education and Society, v. 14, n. 1, p. 1-19, 2009.

MAGALHÃES, J. B. Horizontes da Ética. Porto: Edições Afrontamento, 2010. MATARUNA, L. Imagem Corporal: noções e definições. Revista Digital, n. 71, 2004.

MATTA, Roberto. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981, p. 1-4.

MATTELART, A.; NEVEU, É. Introdução aos estudos culturais. São. Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MESQUITA, I.; ROSADO, A. O desafio pedagógico da interculturalidade no espaço da Educação Fisica. In: ROSADO, A.; MESQUITA, I. (Org.). Pedagogia do Desporto. Cruz-Quebrada: FMH, 2009. p. 21-38.

NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao neoliberalismo. “O currículo multicultural da Educação Física”. REMEFE - Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, 7 ago. 2009.

NOLASCO, S. A. Body Modification (BM): o corpo e a experiência de si no contemporâneo. Revista Mal Estar e Subjetividade, v. 6, n. 2, p. 370-395, set. 2006.

PAIVA, F. Eu era assim: infância, cultura e consumismo. São.Paulo: Cortez, 2009.

PERON, V. O discurso da Folha de SP e a Missão de Paz no Haiti: O espaço da cultura na construção da narrativa do real. Belo Horizonte: UFMG, 2008

RANGEL, I. C. A. et al. Educação Física Escolar e multiculturalismo: possibilidades pedagógicas. Motriz. Revista de Educação Física., v. 14, n. 2, p. 156-167, 29 set. 2008.

RIBEIRO, M. M. C. As marcas corporais: o corpo como depositário das fantasias inconscientes. Reverso, v. 32, n. 60, p. 61-65, set. 2010.

RUSSO, R. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. Movimento e Percepção, v. 5, n. 6, p. 80-90, 2005.

SAVATER, F. O Meu Dicionário Filosófico. 2. ed. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2010.

TAYLOR, C. Multiculturalismo examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

TAYLOR, T.; DOHERTY, A. Adolescent sport, recreation and physical education: experiences of recent arrivals to Canada. Sport, Education and Society, v. 10, n. 2, p. 211-238, 2005.

VIEIRA, R. Corpos, Diferenças, Inclusões e Exclusões. COLÓQUIO SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL, 1. Leiria, 2005.

WIEVIORKA,, M. A diferença. Lisboa: Fenda, 2002.

Downloads

Publicado

2012-09-20

Como Citar

Pereira, A., Isayama, H. F., Silveira, L., & Cunha, C. (2012). Educação física, Lazer e Multiculturalismo: Sentidos e Desafios. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.715

Edição

Seção

Artigos de Revisão