Projeto de Educação Ambiental e Lazer (Pedal)

Dialogando a partir do Cicloturismo na Escola

Autores

  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Clayton da Silva Carmo Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Edson Aparecido Colloca Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Denise Aparecida Corrêa Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2011.752

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Atividades de Lazer, Educação Ambiental

Resumo

O PEDAL teve início com um grupo interessado em realizar passeios e viagens de bicicleta buscando fruição do lazer desvinculado do consumo. O objetivo deste relato de experiência é apresentar o cicloturismo como uma alternativa de fruição do lazer que tem possibilitado debates e reflexões que visam à conscientização de alunos/as da educação básica sobre a interface entre os temas lazer, educação ambiental e qualidade da vida. Neste relato consideramos intervenção realizada em uma escola de ensino fundamental na cidade de São Carlos-SP. A partir dos resultados da análise dos registros produzidos pelos/as alunos/as, consideramos que o tema, de interesse dos mesmos, suscitou a construção de reflexões significativas, tais como: a possibilidade do uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou para o lazer; a necessidade de políticas públicas que promovam e garantam segurança e respeito ao ciclista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORRÊA, Denise A. Domingo no parque: a (sobre)vivência do lazer nos parques públicos municipais da zona leste da cidade de São Paulo (1970-2001). 2002. Dissertação (Mestrado em História: História Social) – Programa de Estudos Pós- Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MYNAIO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

RODRIGUES, Cae; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, v.15, n.4, p.987-995, out./dez. 2009. Disponível em: <http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/viewFile/3252/2759>. Acesso em: 14 jun. 2010.

ROLDAN, Thierry R. R. Cicloturismo: planejamento e treinamento. 2000. Monografia (Graduação) - Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2000.

SÃO CARLOS. Carta Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos. In: _____. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER, 1, 2005. São Carlos. Anais... São Carlos, 2005.

SCHETINO, André M. Cicloturismo e lazer: ampliando o olhar sobre as viagens de bicicleta. In: ENAREL, 17, 2005, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2005.

SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 1997.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Gonçalves Junior, L., Carmo, C. da S., Colloca, E. A., & Corrêa, D. A. (2011). Projeto de Educação Ambiental e Lazer (Pedal): Dialogando a partir do Cicloturismo na Escola. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(4). https://doi.org/10.35699/2447-6218.2011.752

Edição

Seção

Relatos de Experiências