“Morangos com Açúcar” na Telinha

Experiência Pedagógica junto a Estudantes Portugueses de Educação Física

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.820

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Televisão, Eduação Física e Treinamento

Resumo

Este trabalho tem como finalidade descrever e analisar uma experiência pedagógica realizada junto a estudantes portugueses de Educação Física. Essa experiência consiste na problematização de uma série televisiva, denominada “Morangos com açúcar”. Os programas televisivos são produções que tem como finalidade difundir significados e entreter os telespectadores. Os estudantes de Educação Física, ao realizarem uma leitura de qualidade da mídia, terão condições de ter uma intervenção social futura efetiva. Como procedimentos metodológicos, é feita uma “descrição densa” da troca de significados junto aos participantes da pesquisa, caracterizando um estudo eminentemente qualitativo. Como resultado, a experiência pedagógica viabilizou aos estudantes revisão de conceitos e reflexões que contribuem para o desenvolvimento pessoal desses sujeitos e para sua formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. 3. ed. Oeiras: Celta Editora, 1997.

BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.

DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

MAGNANI, J. G. Os circuitos dos jovens urbanos. Tempo Social, São Paulo, v.17, n.2., 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br>. Acesso em: 29 jan. 2008.

MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.

MORANGOS com açúcar. Autoria: Casa da Criação. Produção: NBP. Transmissão: Portugal, Romênia e Síria: TVI, desde 2003. Série de televisão.

PAIS, J. M. Comportamentos dos adolescentes de hoje: resultados de alguns estudos. Porto: ASA Editores II, S.A., 2000. p.49-73.

SILVA, C. L. da. A “midiação” das práticas corporais: significados da musculação para freqüentadores de um parque público. 2003. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

________ . A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2010-03-20

Como Citar

Silva, C. L. da. (2010). “Morangos com Açúcar” na Telinha: Experiência Pedagógica junto a Estudantes Portugueses de Educação Física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.820

Edição

Seção

Artigos Originais