Praça da Poesia

Entre Histórias e Brincadeiras

Autores

  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Alcyane Marinho Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.856

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Cultura, Jogos e Brinquedos

Resumo

Esta pesquisa registrou a experiência de moradores que construíram, coletivamente, uma praça, em Campo Grande (MS). Teve como objetivo evidenciar como adultos e crianças ocuparam o espaço, definiram e redefiniram, democraticamente, seus limites e possibilidades. Fundamentada na etnografia urbana, a metodologia privilegiou os significados e as subjetividades, mediante observações participantes, depoimentos, fotografias e filmagens. A cultura lúdica foi focalizada como um conjunto de conhecimentos, valores, atribuições e significados que um determinado grupo possui e constrói em relação ao lazer. O registro desta experiência valoriza os equipamentos para o encontro e a convivência, evidencia a cultura corporal e a convivência solidária como fundamentos para a qualidade de vida, para a alegria, para a preservação da saúde e para a construção de uma cultura de paz nas cidades.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta, 2008. 189 p.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 5. ed. São Paulo: Summus, 1984. 176 p.

______. Textos escolhidos. In: BENJAMIN, Walter; et al. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. Coleção Os Pensadores. p. 01-85.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 112 p.

CORNELL, Joseph. Brincar e aprender com a natureza. São Paulo: Melhoramentos, 1996. 121 p.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995. 294 p.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 1979. 116 p.

______. Educação como prática da liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 192 p.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 312 p.

GOHN, Maria da Glória. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p.20-31, Ago. 2004.

GOMES, Chistianne Luce (Org.). Dicionário Critico do Lazer. São Paulo: Autêntica, 2004. 238 p.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere: 1926-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. v. 1. 478 p.

______. Cartas do cárcere: 1931-1937. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. v. 2. 494 p.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 243 p.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002.

MARCELLINO, Nelson Carvalho; BARBOSA, Felipe Soligo; MARIANO, Stéplanie Helena. Lazer, cultura e patrimônio ambiental urbano: relações e possibilidades. Licere, Belo Horizonte, v.10, n.3, dez./2007. p.1-23.

______. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987. 164 p.

______. Pedagogia da animação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1989. 149 p.

______. Pedagogia da animação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

MATA, Vanessa. Encarte do CD Sim. In: MATA, Vanessa. Sim, Sony BMG, 2007.1 CD. 13 faixas.

MELO, V. A. de. Manual para otimização da utilização e equipamentos de lazer. Rio de Janeiro: Serviço Social do Comércio, 2002. p. 1-26.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 408 p.

______. (Org.) Pesquisa social; teoria, método e criatividade. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 80 p.

MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto N. S. (Org.) Pesquisa qualitativa em educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 1999. 141 p.

NERUDA, Pablo. Confesso que vivi: memórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 1977. 358 p.

NOAL, M. L. As crianças Guarani/Kaiowá: o mitãreko na Aldeia Pirakuá/MS. 2006. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

NUNES, Paulo Ricardo M.; SILVA, Junior Vagner P. da. A cidade, a criança e o limite geográfico. Licere, Belo Horizonte, v.11, n.3, dez./2008. p.1-15.

RUIZ S., Alice; REZENDE, Maria Valéria. Conversa de passarinhos: haikais para crianças de todas as idades. São Paulo: Iluminuras, 2008. 77 p.

TEIXEIRA, Renato. Irmãos da Lua. Intérprete: Renato Teixeira. In: Renato Teixeira - Maxximum. SONYBMG, 2005. 1 CD. Faixa 20.

TONUCCI, Francesco. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 160 p.

______. Quando as crianças dizem: agora chega! Porto Alegre, RS: ARTMED, 2005. 243 p.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Manfroi, M. N., & Marinho, A. (2014). Praça da Poesia: Entre Histórias e Brincadeiras. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 17(2), 254–282. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.856

Edição

Seção

Artigos Originais