Informação para Autores

Antes de preparar seu manuscrito, convidamos os autores a leitura da seção Sobre a revista para informações a respeito do escopo e filosofia da publicação, as Diretrizes para autores para detalhes a respeito da preparação do seu manuscrito a seção e a descrição das seções em que a revista é dividida abaixo. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar aqui o sistema e iniciar o processo de submissão.

Lundiana adota um sistema de publicação contínua, em que os artigos são publicados tão logo o processo de edição esteja finalizado e o simples cego para a revisão por pares. Editores e revisores manuseiam os manuscritos confidencialmente e não divulgam nenhum detalhe dos mesmos fora do processo de revisão.

Tipos de manuscritos

Opinião

Este é um fórum para a discussão acadêmica a respeito de políticas relacionadas ao estudo, conservação, educação e divulgação científica. Desde que seu objetivo é servir como um canal para o debate, as opiniões expressas nos artigos publicados nessa seção são responsabilidade exclusiva dos autores e não são submetidas a revisão por pares, mas publicadas após exame pelo comitê editorial. Artigos de opinião serão limitados a 20000 palavras e podem ser escritos em Inglês ou Português.

Educação, história da ciência, políticas de conservação e divulgação científica

Este é um canal para a publicação de artigos acadêmicos lidando com todas as intersecções entre sociedade e biodiversidade. Os artigos desta seção serão revisados por pares e podem cobrir temas como experiências bem-sucedidas no campo da educação e divulgação científica; o impacto do manejo da biodiversidade (ou a falta dele); notas biográficas a respeito de pesquisadores sobre a biodiversidade e suas contribuições; a história das instituições devotadas ao estudo da biodiversidade e dai por diante. Artigos submetidos a essa seção serão revisados por pares como qualquer outro artigo científico e devem seguir as mesmas diretrizes no que concerne a formatação, exceto que podem ser escritos tanto em Inglês quanto em Português. Eles não tem limitação a priori do número de palavras.

Artigos originais

Nesta seção publicamos artigos completos seguindo a estrutura usual de Título, Resumo, Palavras Chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências ou uma estrutura ligeiramente modificada no caso dos estudos taxonômicos. Como mencionado no nosso escopo são bem-vindos artigos a respeito de todos os aspéctos relacionados a biodiversidade: sistemática, biogeografia, genética de populações, evolução, ecologia funcional (baseada em traços) ecology, tolerância a fatores abióticos, e interações ecológicos. São incentivadas as submissões de descrições de espécies, adições de sexos e estágios ontogenéticos desconhecidos, re-descrições, novas ocorrências contanto que elas levem a um aumento considerável na área de distribuição geográfica da espécie e a publicação detalhada de material depositado em coleções taxonômicas. Os artigos originais devem ser escritos em Inglês e não tem limitação a priori do número de palavras.

Notas curtas e técnicas

Lundiana aceita contribuições curtas, especialmente se estiverem relacionadas a pesquisas e observações sobre história natural ou a comunicação a respeito de material mantido em coleções, que muitas vezes não aderem à estrutura tradicional dos artigos científicos. Notas técnicas podem versar, por exemplo, sobre ferramentas eletrônicas novas ou atualizadas, novos softwares, bancos de dados ou sites. Nesse caso, devem apresentar a ferramenta fornecendo um link para acesso público, um fluxo de trabalho descrevendo como funciona e capturas de tela. As notas curtas não devem conter mais que duas páginas de figuras, duas tabelas e trinta referências. Um resumo de menos de 200 palavras é aceitável e a contagem total de palavras não deve exceder 4000 palavras. As notas técnicas devem aderir ao mesmo limite superior de palavras, mas podem incluir até seis figuras. Carregar um pacote para um site como CRAN ou sourceforge com antecedência não é considerado publicação prévia e não impedirá a consideração de uma nota técnica na Lundiana.

Revisões

Revisões devem desenvolver um conceito científico ou tema relacionado ao escopo da Lundiana, baseado em trabalhos prévios e tornando o estado da arte de um determinado tema acessível aos nossos leitores. Eles devem ser atualizados em relação ao conhecimento publicado e seguir uma estrutura monográfica que inclua: Título, Resumo, Palavras Chave, Texto principal, Agradecimentos e referências.