Chamada de artigos - DOSSIÊ 2024, v. 14: Práticas de organização e gestão de dados, informação e conhecimento em ambientes digitais

2023-12-17

A Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação receberá artigos originais em português, inglês ou espanhol, para o dossiê temático: Práticas de organização e gestão de dados, informação e conhecimento em ambientes digitais que será publicado no volume 14 de 2024.

A atual "Era dos Dados" é acompanhada por uma quantidade massiva de dados e informações, originadas de diversas fontes, disponibilizadas em diferentes ambientes e em formatos heterogêneos. Com a evolução da tecnologia da informação e comunicação, alinhada às novas demandas de informação de diferentes áreas, muitos avanços foram observados no desenvolvimento de ambientes, sistemas e recursos tecnológicos.  Contudo, a organização, a representação e a gestão de dados, informação e conhecimento são práticas necessárias para o adequado armazenamento e para a recuperação nesses instrumentos. É nesse contexto que os fundamentos da Biblioteconomia e a da Ciência da Informação são essenciais para garantir que a tecnologia esteja alinhada à organização e representação da informação e do conhecimento e coopere com os desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o presente dossiê pretende ser um espaço de discussão de pesquisas que analisem as possíveis intersecções entre a organização e a gestão de dados, informação e conhecimento em ambientes digitais.

Os artigos devem ser originais e inéditos, ter entre 4000 e 6000 palavras e seguir as diretrizes para autores: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/about/submissions. Na submissão, selecionar a seção: Dossiê temático.

A submissão de artigos estará aberta a partir de 20 de dezembro de 2023 até 01 de março de 2024. Os artigos serão avaliados inicialmente pelos editores, quanto à sua pertinência ao tema e à qualidade do manuscrito. Caso a submissão seja aceita, os manuscritos serão avaliados por ao menos dois pareceristas, no sistema de revisão por pares, duplo-cego. Os trabalhos aceitos serão publicados no primeiro semestre de 2024.

Aguardamos o seu artigo!