Pensar o museu como uma comunidade de prática

ambiente de aprendizagem organizacional coletiva e continuada para os profissionais

Autores

  • Cláudia Maria Alves Vilhena Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-8682-4403
  • Célia Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37144

Palavras-chave:

Profissionalismo nos museus, Comunidade de prática, Aprendizagem organizacional coletiva e continuada

Resumo

As comunidades de prática são formadas por pessoas que compartilham de um mesmo interesse ou ideal, cujo desenvolvimento pode ocorrer em qualquer tipo de ambiente. Os museus são instituições destinadas a representatividade das diferentes manifestações culturais. O objetivo do artigo é analisar possíveis conexões entre a comunidade prática e o exercício das ações museológicas executadas pelos profissionais de museus. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e utiliza a técnica bibliográfica. Os resultados apresentam a comunidade de prática como uma estrutura informal baseada nos relacionamentos e no conhecimento da equipe. Discute o ambiente museal como possível espaço vocacionado a aprendizagem coletiva junto aos profissionais. Concluiu-se que a comunidade de prática pode contribuir de forma eficaz na prática diária do trabalho nas instituições museais, ao desenvolver a coesão, a interação social e a criação do conhecimento organizacional coletivo entre a equipe de profissionais.

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Biografia do Autor

Célia Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1990). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), professora adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, PPG-GOC da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação - RECRI/UFMG e membro do NDE do curso de biblioteconomia/UFMG.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

VILHENA, C. M. A. V.; ´DIAS, C. da C. D. Pensar o museu como uma comunidade de prática: ambiente de aprendizagem organizacional coletiva e continuada para os profissionais. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2021. DOI: 10.35699/2237-6658.2021.37144. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37144. Acesso em: 12 nov. 2024.