Busca e recuperação da informação em plataformas de streaming de vídeos
um estudo de caso na Netflix
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2024.51049Palavras-chave:
Inteligência artificial, Netflix, recuperação da informação, sistemas de recuperação da informação, sistema de buscaResumo
Estuda questões relacionadas à busca e recuperação da informação e o seu impacto na satisfação das necessidades dos usuários. Tem como objetivo geral: analisar as dificuldades e inconsistências no sistema de busca e recuperação da informação em plataformas de streaming, em especial na Netflix. Utiliza como metodologias as pesquisas bibliográfica, exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa mediante a aplicação de um estudo de caso na Netflix. Para obtenção dos dados, foi analisada a própria plataforma Netflix e os seus sites irmãos (Netflix Research, Netflix Investor, WeAreNetflix), bem como blogs relacionados à mesma. A dos dados foi realizada no mês de outubro de 2023. Como resultados, constata que a plataforma disponibiliza, em sua página inicial e em todas as suas versões, as alternativas de busca simples e de navegação, em que o campo de busca simples é um espaço destinado ao usuário incluir uma palavra ou uma expressão de busca para recuperar um conteúdo (filme, série, documentário, por exemplo). Ressalta que foram encontradas dificuldades e inconsistências no sistema de busca e recuperação da informação na plataforma de streaming Netflix devido ao motor de busca apresentar apenas a opção de busca simples, não permitindo ao usuário refinar ou filtrar sua busca, inviabilizando a recuperação da informação com especificidade e precisão. Reflete acerca da importância da plataforma inovar em sua infraestrutura, considerando um ciclo contínuo de aprendizados, inferências e observações que podem ser realizadas por profissionais e pesquisadores do campo da Ciência da Informação e áreas correlatas.
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