Web 2.0 e Biblioteca 2.0: viabilizando o processo da disseminação da informação
Resumo
Aborda o uso das ferramentas da web 2.0 no processo de disseminação da informação em biblioteca 2.0, para uma melhor comunicação com os seus usuários. O presente trabalho apresenta como objetivo geral analisar a web 2.0 e a biblioteca 2.0 como meios evolutivos da internet para ajudarem nos sistemas disponibilizados. Como objetivos específicos busca mostrar as novas vertentes no trabalho do bibliotecário, demonstrar os novos recursos tecnológicos para um melhor atendimento ao usuário, facilitar o acesso e o compartilhamento das informações. A metodologia utilizada compreende numa revisão de literatura na área da ciência da informação e tecnologia, em consulta através de livros, artigos de periódicos e meios eletrônicos. Como subsídios teóricos são utilizados fundamentos de Brito e Silva (2010), sem dispensar idéias de outros pensadores que apresentam trabalhos nesta área de estudo. Os resultados e conclusões demonstram que a web 2.0 e a biblioteca 2.0 é visto como um novo espaço para criar, organizar tratar e disseminar conteúdos informacionais, disponibilizando serviços e produtos inovadores para corresponder as necessidades de seu público alvo, trazendo novas formas de relação com a sociedade. Palavras-chave: Web 2.0. Biblioteca 2.0. Disseminação da Informação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.