Subtipos de dislexia do desenvolvimento: muito além de fonológica e de superfície

  • Camila Batista Peixoto
  • Carolina Alves Murta
  • Júlia Gabriela Silva Machado
  • Júlia Beatriz Lopes-Silva

Resumo

A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que impacta a aprendizagem da leitura de palavras isoladas. Tradicionalmente, o perfil de dificuldade apresentado por disléxicos é classificado de acordo com o comprometimento em umas das rotas de leitura, lexical ou fonológica, mas estudos recentes sugerem a existência de diversas outras possibilidades de prejuízos. O presente artigo tem como objetivo apresentar os diferentes subtipos de dislexia, de acordo com déficits específicos nos componentes do Modelo de Dupla Rota de leitura. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, serão caracterizados os diferentes perfis de dificuldade de leitura. Além disso, possibilidades de intervenções específicas, assim como o cenário de pesquisa brasileiro, também serão descritos. A partir disso, espera-se contribuir para a melhor compreensão da heterogeneidade da dislexia do desenvolvimento.


Palavras-chave: Neuropsicologia; Dislexia; Transtornos da leitura; Transtorno do neurodesenvolvimento; Dificuldades da aprendizagem, Modelo de Dupla Rota

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-18
Como Citar
Batista Peixoto, C., Alves Murta, C., Silva Machado, J. G., & Lopes-Silva , J. B. (2020). Subtipos de dislexia do desenvolvimento: muito além de fonológica e de superfície. Mosaico: Estudos Em Psicologia, 7(1), 75-102. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/24823
Seção
Convidados