Experiências de solidão em mulheres em tratamento de câncer de mama: análise fenomenológica
Abstract
O câncer de mama corresponde ao grupo de doenças que mais mata mulheres por neoplasia no Brasil. Os significados do seu diagnóstico e tratamento trazem impactos subjetivos, havendo alterações nas suas relações sociais e familiares. Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de solidão de mulheres em tratamento do câncer de mama. Empregou-se o método fenomenológico empírico em cinco mulheres em um centro oncológico de Fortaleza. Foram elencados os seguintes eixos: significados de solidão e repercussões emocionais; percepções acerca do apoio sociofamiliar frente aos desafios do adoecimento e do tratamento; pensamentos de morte diante da experiência de solidão; estratégias de enfrentamento das pacientes em tratamento de câncer de mama. Conclui-se que a solidão assume múltiplos significados, porém os impactos psicoemocionais são marcantes nos relatos, pois a solidão intensifica o sofrimento relacionado ao diagnóstico oncológico.
Downloads
Published
Versions
- 2025-07-07 (3)
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Os autores que escolherem publicar na Mosaico devem estar cientes de que mantem os direitos autorais pelos artigos, mas os direitos de primeira publicação são concedidos à revista.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos da Mosaico são publicados sob licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Portanto, é permitido o uso e compartilhamento gratuito sob atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.
