Experiências de solidão em mulheres em tratamento de câncer de mama: análise fenomenológica

Authors

Abstract

O câncer de mama corresponde ao grupo de doenças que mais mata mulheres por neoplasia no Brasil. Os significados do seu diagnóstico e tratamento trazem impactos subjetivos, havendo alterações nas suas relações sociais e familiares. Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de solidão de mulheres em tratamento do câncer de mama. Empregou-se o método fenomenológico empírico em cinco mulheres em um centro oncológico de Fortaleza. Foram elencados os seguintes eixos: significados de solidão e repercussões emocionais; percepções acerca do apoio sociofamiliar frente aos desafios do adoecimento e do tratamento; pensamentos de morte diante da experiência de solidão; estratégias de enfrentamento das pacientes em tratamento de câncer de mama. Conclui-se que a solidão assume múltiplos significados, porém os impactos psicoemocionais são marcantes nos relatos, pois a solidão intensifica o sofrimento relacionado ao diagnóstico oncológico.

Author Biographies

  • Pedro Henrique Alves da Silva, Instituto do Cancêr do Ceará

    Especialista em Cancerologia pelo Instituto do Câncer do Ceará. Psicólogo residente do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Bruna Laise Abreu Bezerra, Instituto do Cancêr do Ceará

    Especialista em Cancerologia pelo Instituto do Câncer do Ceará. Psicóloga do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

    Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista Produtividade do CNPq.

Published

2024-12-23 — Updated on 2025-07-07

Versions

Issue

Section

Relatos de Pesquisa

How to Cite

Experiências de solidão em mulheres em tratamento de câncer de mama: análise fenomenológica. (2025). Mosaico: Estudos Em Psicologia, 12(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/51856 (Original work published 2024)