Empreendedorismo e Ralé Brasileira: Pequenos e Médios Negócios

Autores

  • Alba Martinez Oliveira Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG
  • Alexsandra Nascimento da Silva Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG
  • Ana Carolina de Mendonça Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG
  • Anderson Rocha de J. Fernandes Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG
  • Tamara Durães Batista Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contextualizar o empreendedorismo de uma classe social específica, a ralé brasileira. Esse termo é aqui utilizado na perspectiva de Jessé de Souza (2009), sociólogo brasileiro, para se referir à uma classe social de esquecidos e excluídos. Articulado a isso, utiliza-se o conceito de Carrieri (2012), gestão ordinária, a fim de atribuir à classe supracitada um contexto de trabalho. Ainda é de interesse uma abordagem nos moldes de Michel de Certeau (1998), analisando as estratégias e táticas desenvolvidas por tais empreendedores no cotidiano de seus negócios. O trabalho consiste em pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a fim de apresentar e desenvolver o tema a partir do relato de entrevistados.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Convidados

Como Citar

Empreendedorismo e Ralé Brasileira: Pequenos e Médios Negócios. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 1, p. 36–44, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/20113. Acesso em: 26 dez. 2024.