Política Externa Brasileira: Uma análise crítica do período 2003-2014

Autores

  • Amanda Soares de Faria Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Política Externa Brasileira, Relações Internacionais, Redemocratização, Globalização, Multilateralismo.

Resumo

O presente trabalho intenta analisar de forma crítica, com base teórica em Relações Internacionais e Economia Política Internacional, as mudanças ocorridas no processo de formulação da Política Externa Brasileira (PEB) durante os governos Lula e Dilma (2003-2014), de forma a mostrar que existem contradições intrínsecas a todos os governos no que tange às orientações domésticas e externas. Esse debate se mostra relevante dada a emergência de um contexto internacional globalizado e multilateral e um contexto interno de maior participação de diversos setores da sociedade na discussão de política externa, principalmente a partir dos anos 1980/90, com  o processo de redemocratização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Soares de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

DE FARIA, A. S. Política Externa Brasileira: Uma análise crítica do período 2003-2014. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 3, p. 19–29, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/20130. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos