Política Externa Brasileira: Uma análise crítica do período 2003-2014

Auteurs

  • Amanda Soares de Faria Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

Política Externa Brasileira, Relações Internacionais, Redemocratização, Globalização, Multilateralismo.

Résumé

O presente trabalho intenta analisar de forma crítica, com base teórica em Relações Internacionais e Economia Política Internacional, as mudanças ocorridas no processo de formulação da Política Externa Brasileira (PEB) durante os governos Lula e Dilma (2003-2014), de forma a mostrar que existem contradições intrínsecas a todos os governos no que tange às orientações domésticas e externas. Esse debate se mostra relevante dada a emergência de um contexto internacional globalizado e multilateral e um contexto interno de maior participação de diversos setores da sociedade na discussão de política externa, principalmente a partir dos anos 1980/90, com  o processo de redemocratização.

Biographie de l'auteur

  • Amanda Soares de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Téléchargements

Publiée

2016-06-22

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Política Externa Brasileira: Uma análise crítica do período 2003-2014. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 3, p. 19–29, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/20130. Acesso em: 21 mai. 2025.