Por uma práxis contra hegemônica no Sul Global: decrescimento, pós- desenvolvimento e economia solidária entre Brasil-Índia

Autores

  • Bruno Siqueira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Américo da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Decrescimento, Outra Economia, Pós-desenvolvimento, Brasil-Índia, Economia Solidária.

Resumo

O presente artigo busca trazer algumas contribuições para o debate do decrescimento, do pós-desenvolvimento e da economia solidária a partir de uma perspectiva pós-colonial e da Outra Economia. Nesse sentido, espera-se i) propor uma discussão das possíveis contribuições a partir das categorias e conceitos desenvolvidos no escopo do decrescimento e do pós-desenvolvimento; ii) evidenciar experiências de práxis contra hegemônicas no Sul Global, em especial no Brasil e na Índia; iii) por fim, situar essas novas experiências dentro da abordagem da Outra Economia. Ao fim, busca-se contribuir, em maior ou menor grau, para um debate sobre as experiências contra hegemônicas do Sul Global como formas de estabelecimento de um novo paradigma ao desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

FERNANDES, B. S.; DA SILVA, A. A. Por uma práxis contra hegemônica no Sul Global: decrescimento, pós- desenvolvimento e economia solidária entre Brasil-Índia. Revista Multiface Online, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–33, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/multiface/article/view/20174. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos