Propércio e as artes visuais

Autores

  • Paulo Martins Universidade de São Paulo
  • Mariana Marchini Rodrigues Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Propércio, elegia, artes visuais, escultura, pintura, Antiguidade Clássica

Resumo

Nas elegias de Propércio é possível notar uma alusão recorrente ao universo das artes visuais que se manifesta de forma diversa, ora através da descrição de monumentos artísticos, como na elegia 2.31, ora através da citação de pintores, como na elegia 3.9, ou, ainda, a partir das inúmeras descrições dos personagens, Cíntia e Propércio, que mostraram possuir forte influência temática de pinturas e esculturas na sua composição, como na 1.3. Valendo-se de tal alusão, o presente artigo visa a compreender qual seria o conceito de arte visual que estaria presente nas elegias de Propércio, a partir da seleção e análise das elegias em que este tema estava em mais larga medida presente. Ainda, conforme mostraremos, as referências articuladas pelo elegíaco, para além de auxiliarem na compreensão quanto à concepção de Propércio acerca das artes visuais, o que confere mais uma perspectiva do conceito de arte circulante na Antiguidade Clássica, exercem uma função primordialmente metapoética, de modo que Propércio acaba por revelar também a concepção artística acerca de sua própria poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Martins, Universidade de São Paulo

Professor Livre-Docente de Língua e Literatura Latina

DLCV/FFLCH - Universidade de São Paulo

Bolsista Pq - CNPq

Mariana Marchini Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduada em Portugês e graduanda em Latim

Referências

ALLEN, A. W. Sincerity and the Roman Elegists. Classical Philology, v. 45, n. 3, p. 145-60, 1950. DOI: https://doi.org/10.1086/363303.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. 3. ed. São Paulo: Ars Poética. 1993.

ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 1981.

BOUCHER, J. P. Études sur Properce: Problèmes d’inspiration et d’art. Paris: E. de Boccard, 1965.

CICERO. Brutus. Orator. Translated by H. M. Hubbell. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1997. (Loeb).

CICERO. On Invention. The Best Kind of Orator. Topics. Translated by H. M. Hubbell. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1949. (Loeb). DOI: https://doi.org/10.4159/DLCL.marcus_tullius_cicero-de_inventione.1949.

CURRAN, L. Vision and Reality in Propertius 1.3. Yale Classical Studies, n. 19, p. 187-206, 1966.

DUARTE, A. Cena e cenografia no Íon de Eurípedes. Letras Clássicas, v. 18, n. 1, p. 35-50, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v18i1p35-50.

MARTINS, P. Augusto como Mercúrio enfim. Revista de História, São Paulo, v. 176, p. 1-43, 2017b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.116333.

MARTINS, P. Constructing Cicero. Nuntius Antiquus, v. 9, n. 2, p. 221-37, 2013a. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3636.9.2.221-237.

MARTINS, P. Elegia Romana: Construção e Efeito. São Paulo: Humanitas, 2009.

MARTINS, P. Espelhamento Metapoético: Propércio 1.2 e 2.1. Revista Organon, Porto Alegre, v. 31, p. 205-227, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.61336.

MARTINS, P. Imagem e poder: considerações sobre a representação de Otávio Augusto. São Paulo: EDUSP, 2011.

MARTINS, P. Odisseia 7.79-135: ‘uma écfrase’. Letras Clássicas, v.18, n. 1, p. 19-34, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v18i1p19-34.

MARTINS, P. Pictura Loquens, Poesis Tacens. 2013. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013b.

MARTINS, P. Polignoto, Pauson, Dionísio e Zêuxis – Uma leitura da Pintura Grega Clássica. PhaoS, v. 8, p. 75-98, 2008.

MARTINS, P. Uma visão periegemática sobre a écfrase. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 29, n. 2, p. 163-204, 2017a. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v29i2.425.

MCNALLY, S. Ariadne and Others: Images of Sleep in Greek and Early Roman Art. Classical Antiquity, v. 4, n. 2, p. 152-92, 1985. DOI: https://doi.org/10.2307/25010832.

OLIVA NETO, J. A. Dos Gêneros da Poesia Antiga e Sua Tradução em Português. 2013. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PANOFSKY, E. Idea: a evolução no conceito de belo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PLINIO. Naturalis Historia, Volume IX: Books 33-35. Translated by H. Rackham. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1952.

POLLITT, J. The Impact of Greek Art on Rome. Transactions of the American Philological Association, v. 108, p. 155-74, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/284245.

PROPÉRCIO. Elegias de Sexto Propércio. Organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

RICHARDSON, JR., L. Propertius Elegies I-IV. Edited, with introduction and commentary by L. Richardson, Jr. Norman. Oklahoma: University of Oklahoma Press and American Philological Association, 2006.

VALLADARES, H. The Lover as a Model Viewer. In: GREENE, E.; ANCONA, R. (ed). Gendered dynamics in Latin Love Poetry. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2005.

VELOSO, W. Aristóteles Mimético. São Paulo: Discurso, 2004.

WIKE, M. The Roman Mistress: Ancient and Modern Representations. New York: Oxford University Press, 2002.

WILLIAMS, M.F. Propertius on Art (Prop. III, 9,9-16; II, 3, 41-44; II, 6, 27-34; II, 12, 1-12; II, 31: Epigram, Aristotle, and the New Posidippus). In: DEROUX, C. (ed). Studies in Latin Literature and Roman History XIII. Bruxelles: Édittion Latomus, 2006.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Martins, P., & Rodrigues, M. M. (2019). Propércio e as artes visuais. Nuntius Antiquus, 15(1), 211–248. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17058