A “mordida da inveja”: defesa da obra e imagens de autoria ovidiana no De Mulieribus Claris de Giovanni Boccaccio
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3636.13.1.85-105Palavras-chave:
Boccaccio, Ovídio, imagem de autoria, carreira poética, defesa da obra, inveja.Resumo
Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre a construção da imagem autoral de Giovanni Boccaccio (1313-1375), dando particular enfoque à relação de tal construção com elementos da representação autoral do poeta romano Ovídio (43 a.C.-17 d.C.). Especificamente, consideraremos especialmente traços da imagem de um autor que defende sua obra da inveja de possíveis críticos. Dentre o corpus boccacciano selecionado, passagens do Decameron (1348-1351) e da obra De Mulieribus Claris (1361-1362) serão cotejadas, com amparo de metodologia intertextual aplicada às letras clássicas, com excertos dos textos ovidianos de Remedia amoris (1 a.C.- 1 d.C.) e Tristia (9-12 d.C.). Como se verá, o confronto entre passagens de textos boccaccianos e ovidianos suscita novas possíveis leituras da obra do autor renascentista, propiciando renovadas reflexões acerca da representação autoral de Boccaccio.
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