A ambiguidade no discurso de Cléon sobre Mitilene: entre historiografia e comédia antiga

Autores

  • Felipe Campos de Azevedo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Cléon, historiografia, comédia ática.

Resumo

Este breve estudo pretende comparar a imagem de Cléon traçada por Tucídides no início de seu discurso sobre a batalha de Mitilene (3. 37-39) com alguns testemunhos cômicos selecionados que tratam sobre o mesmo personagem, dentre as obras de Aristófanes e também de outros poetas da comédia antiga, como Êupolis, Hermipo e Platão cômico. Nesse discurso de Cléon reconstruído por Tucídides darei ênfase ao uso de determinado vocabulário que se aplica mais diretamente ao âmbito retórico, mas que encontra paralelos marcantes com o vocabulário usado em geral na comédia ática, e sobretudo no discurso parabático, de tom mais autoral. Por fim a minha intenção será contrastar não apenas a descrição geral de Cléon como um demagogo em ambos os gêneros, historiografia e comédia, mas lidar com conceitos ambíguos que aparecem no discurso do político, que critica os seus opositores como pretensos intelectuais através do uso de uma série de adjetivos (σοφός, δεξιός, λεπτός, συνετός). Esses conceitos são encontrados em profusão também no registro cômico, e com a mesma polissemia peculiar a esses termos, de modo que uma comparação de seus usos entre os gêneros pode ser bem delineada tomando a figura e o discurso de Cléon em Tucídides como fio condutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKOLA, E. Cratinus and the Art of Comedy. Oxford: Oxford University Press, 2010.

BAKOLA, E. The Drunk, the Reformer and the Teacher: Agonistic Poetics and the Construction of Persona in the Comic Poets of the Fifth Century. Cambridge Classical Journal, [S.l.], v. 54, p. 1-29, 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/S1750270500000555

BILES, Z. Aristophanes and the Poetics of Competition. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511779169

DE BAKKER, M. Character Judgements in the Histories: their Function and Distribution. In: TSAKMAKIS, A.; TAMIOLAKI, M. Thucydides Between History and Literature. Berlin: Walter de Gruyter, 2013. p. 23-40. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110297751.23

DOBROV, G. W. Veiled Venom: Comedy, Censorship and Figuration. In: MITSIS, P.; TSAGALIS, C. (Ed.). Allusion, Authority, and Truth: Critical Perspectives on Greek Poetic and Rhetorical Praxis. Berlin: Walter de Gruyter, 2010. p. 359-376.

HALLIWELL, F. S. Authorial Collaboration in the Athenian Comic Theatre. Greek, Roman and Byzantine Studies, Durham, v. 30, n. 4, p. 515-28, 1989.

HENDERSON, J. Demos, Demagogue, Tyrant in Attic Old Comedy. In: KATHRYN A. M. (Ed). Popular Tyranny: Sovereignty and its Discontents in Ancient Greece. Austin: University of Texas Press, 2003. p. 155-179.

HORNBLOWER, S. A Commentary on Thucydide. New York: Oxford University Press, 1991. v. 1, books 1-3.

JEDRKIEWICZ, S. Do Not Sit Near Socrates (Aristophanes’ Frogs, 1482-1499). In: MITSIS, P.; TSAGALIS, C. (Ed.). Allusion, Authority, and Truth: Critical Perspectives on Greek Poetic and Rhetorical Praxis. Berlin: Walter de Gruyter, 2010. p. 339-358.

NESSELRATH, H. Ancient Comedy and Historiography: Aristophanes Meets Herodotus. In: OLSON, D. (Ed.). Ancient Comedy and Reception: Essays in Honor of Jeffrey Henderson. Berlin: Walter de Gruyter, 2014. p. 51-61.

OLSON, D. (Ed.). Broken Laughter: Selected Fragments of Greek Comedy. New York: Oxford University Press, 2007.

ROSENBLOOM, J. The Politics of Comic Athens. In: FONTAINE, M.; SCAFURO, A. (Ed.). The Oxford Handbook of Greek and Roman Comedy. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 297-320. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199743544.013.014

SEBASTIANI, B. B. O riso exemplar de historiadores e biógrafos. In: POMPEU, A. M. C.; ARAÚJO, O. L. de; PIRES, R. B. (Org.). O riso no mundo antigo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. p. 83-93.

SIDWELL, K. Aristophanes the Democrat: The Politics of Satirical Comedy during the Peloponnesian War. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511657382

SIDWELL, K. Authorial Collaboration? Aristophanes’ Knights and Eupolis. Greek, Roman and Byzantine Studies, Durham, v. 34, p. 365-89, 1993.

SILK, M. S. Aristophanes and the Definition of Comedy. New York: Oxford University Press, 2000.

STOREY, I. C. (Ed.). Fragments of Old Comedy: Alcaeus to Diocles. Trad. Ian C. Storey. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011. v. I.

STOREY, I. C. (Ed.). Fragments of Old Comedy: Diopeithes to Pherecrates. Trad. Ian C. Storey. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2011. v. II.

STOREY, I. C. Eupolis: Poet of Old Comedy. Oxford: Oxford University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199259922.001.0001

WRIGHT, M. The Comedian as a Critic. London: Bloomsbury, 2012.

STOREY, I. C. Eupolis: Poet of Old Comedy. Oxford: Oxford University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199259922.001.0001

WRIGHT, M. The Comedian as a Critic. London: Bloomsbury, 2012.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Azevedo, F. C. de. (2017). A ambiguidade no discurso de Cléon sobre Mitilene: entre historiografia e comédia antiga. Nuntius Antiquus, 13(1), 253–278. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17126