A Polifonia do Platonismo: Alcínoo e Máximo de Tiro
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3636.12.2.27-48Palavras-chave:
medioplatonismo, filosofia como modo de vida, retórica antigaResumo
Se, nos dias de hoje, na tradição analítica, o principal atributo da filosofia é o argumento lógico, na Antiguidade, ela podia abarcar a retórica e envolver um modo distinto de vida. Neste artigo, analiso dois conceitos de filosofia, apresentados por dois filosófos medioplatônicos: Alcínoo, autor do Didascálicos, e Máximo de Tiro, que escreveu as Dialéxeis. Como integrantes de um mesmo movimento filosófico, a visão deles é, em certos aspectos, similar: ambos consideram a filosofia como uma forma de conhecimento das coisas humanas e divinas que possui consequências éticas. Mas, se para Alcínoo o modo de vida filosófico é o theoretikós bíos, o ideal de Máximo é o do orador filosófico, o que é possível para ele por causa de sua noção da polifonia da filosofia.
Referências
BRANDÃO, B. A tradição do discurso apofático na Filosofia Grega. Hypnos, São Paulo, n. 18, p. 90-97, 2007.
COOPER, J. Pursuits of Wisdom: Six Ways of Life in Ancient Philosophy, from Socrates to Plotinus. Princeton: Princeton University Press, 2012.
DAROCA, J.; CRUCES, J. Maxime de Tyr et la voix du philosophe. Philosophie Antique: Problèmes, Usages, Renaissances, Lille, n. 6 (Lire et interpréter Platon), p. 81-105, 2006.
ALCÍNOO. The Handbook of Platonism. Trad., introdução e comentário de John Dillon. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HADOT, P. O que é filosofia antiga? Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 1999.
KONIARIS, G. On Maximus of Tyre: Zemetata (II). Classical Antiquity, Berkeley, v. 2, n. 2, p. 212-250, 1983.
LAUWERS, J. Philosophy, Rhetoric and Sophistry in the High Roman Empire: Maximus of Tyre and Twelve Other Intellectuals. Leiden: Brill, 2015.
LAUWERS, J. Systems of Sophistry and Philosophy: The Case of Second Sophistic. Harvard Studies in Classical Philology, Cambridge, MA, v. 107, p. 321-363, 2013.
LAUWERS, J. The Rhetoric of Pedagogical Narcissism: Philosophy, Philotimia and Self-Display in Maximus of Tyre’s First Oration. The Classical Quarterly, Cambridge, v. 59, n. 2, p. 593-607, 2009.
MÁXIMO DE TIRO. The Philosophical Orations. Trad. e introdução de Michael Trapp. Oxford: Oxford University Press, 1997.
PEPIN, J. The Platonic and the Christian Ulysses. In: O’MEARA, D. Neoplatonism and Christian Thought. Albany: Sunny Press, 1981.
SEDLEY, D. The “Theoretikos Bios” in Alcinous. In: BENATOUIL, T.; BONAZZI, M. Contemplative Life After Plato and Aristotle. Leiden: Brill, 2012. p. 163-182.
SELLARS, H. The Art of Living: The Stoics and the Nature and Function of Philosophy. Londres: Bristol Classical Press, 2009.
STANTON, G. Sophists and Philosophers, Some Problems of Demarcation. The American Journal of Philology, Baltimore, v. 94, n. 4, p. 350-364, 1973.
WARBURTON, N. Elementos básicos de filosofia. Trad. Desidério Murcho. Lisboa: Gradiva, 1998.
WHITTAKER, H. Parisinus Graecus 192 and the Writings of Albinus. Phoenix, Ontario, v. 28, p. 320-354, 1974.