Aristófanes e Platão: discursos sobre a mulher na Antiguidade

Autores

  • Karen Franklin Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

mulher, Aristófanes, Platão.

Resumo

Este texto busca analisar o discurso sobre a mulher na Antiguidade, levando em conta dois universos distintos: primeiro, sob o prisma de Aristófanes com seu discurso cômico; segundo, sob o prisma de Platão com a ideia da guardiã na República. Ambos os discursos buscam expressar o universo feminino na Antiguidade, um utiliza a caricatura outro a excepcionalidade de posição. Porém, percebemos que nos dois discursos há a possibilidade de atuação de poderes femininos paralelos ao poder legislativo efetivo. Tecemos notas sobre a comédia aristofânica, uma forma literária que também poderá ser compreendida como um modo de revelar redes sociais informais entre as mulheres, bem como suas possibilidades de associação. O ideal de mulher pura e submissa expresso nos discursos legislativos da Antiguidade contrastam com o caricato apresentado por Aristófanes e pela construção da guardiã em Platão. Tais discursos demonstram que elas tinham mais liberdade do que transparecem os textos legislativos da época, fazendo-nos recolocar as questões da diferença entre a vida do discurso e a vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANNAS, J. Introduction à la République de Platon. Tradução de Béatrice Han; prefácio de J. Brunschwig. Paris: PUF, 1994.

ARISTÓFANES. As mulheres que celebram as Tesmofórias. introdução, versão do grego e notas de Maria de Fátima de Sousa e Silva. 2. ed. Corrigida e aumentada, Coimbra: instituto Nacional de investigação Científica, 1988.

ARISTOPHANE. Théatre. Paris: Flammarion, [s.d.] Tome second. ARISTÓTELES. Poética. Tradução da versão inglesa de W. D. Ross: Leonel Vallandro e Gerard Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção Os Pensadores).

ARISTÓTELES. Política. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ARISTÓTELES. Retórica. Prefácio e introdução de Manuel Alexandre Júnior, trad. e notas Manuel Alexandre Júnior et al.4. ed. Lisboa: imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.

ARNAOUTOGLOU, I. Leis da Grécia Antiga. Tradução Ordep Trindade Serra e Rosiléa Pizzaro Carnélós. São Paulo: Odysseus, 2003.

BOTT, E. Familia y Red Social.Tradução de R. Gobernado. Madrid: Taurus, 1990.

DESCHANEL, M. Émile. Études sur Aristophane. Paris: Hachette, 1867.

FRANKLIN, K. O papel da mulher na cidade: atividades femininas na Antiguidade e a idéia de guardiã em Platão. In: CORNELI, Gabrieli (Org.). Representações da Cidade Antiga – categorias históricas e discursos filosóficos. Lisboa: Universidade de Coimbra/ Clássica Digitalia/ Archai, 2010. p. 135-146.

HUNTER, R. L. A comédia Nova da Grécia e de Roma. Tradução de Rodrigo Tadeu Gonçalves; Guilherme Gontijo Flores et alli. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.

LEÃO, D. F. Sólon e a legislação em matéria de direito familiar. in: MORA, C. M. (Coord). Ut par delicto sit poena: crime e justiça na Antiguidade. Aveiro: Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, 2005. p. 53-65.

LESSA, F. de S. O feminino em Atenas. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

LIMA, M. V. de; CORDÃO, M. P. de S. Discursos ciceronianos: a oratória como estratégia política na Roma Antiga. Clássica: Revista Brasileira de Estudos Clássicos/ Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, 2007.

LIGHTMAN, M.; LIGHTMAN, B. A to Z of ancient Greek and Roman women. rev. ed. New York: Facts on File, 2008.

LOURAUX, N. (Org.) La Gréce au Feminin, Paris: Belles Lettres, 2009. NUSSBAUM, M. A República de Platão: a boa sociedade e a deformação do desejo. Tradução de Ana Carolina da Costa Fonseca et alli. Porto Alegre: Ed. Bestiário, 2004.

PLATÃO. República. Tradução de Maria Helena da R. Pereira. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

SILVA, M. de F. S. O trabalho feminino na Grécia Antiga: lenda e realidade. Clássica: Revista Brasileira de estudos clássicos/ Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, Belo Horizonte, v.20, n. 2, p. 182-201, 2006.

SILVA, M. de F. S. A posição social da mulher na comédia de Aristófanes. Humanitas, Coimbra, n. 31-32, p. 97-114, 1979-1980.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Franklin, K. (2016). Aristófanes e Platão: discursos sobre a mulher na Antiguidade. Nuntius Antiquus, 12(1), 91–116. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17147

Edição

Seção

Artigos