Recepção dos clássicos em Machado de Assis
ecos homéricos de Helena e Penélope na caracterização de Capitu
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3636.2020.22124Palavras-chave:
intertextualidade, recepção, Machado de Assis, Homero, Helena, Penélope, CapituResumo
O presente artigo se propõe a analisar o diálogo entre a obra de Machado de Assis e os poemas de Homero, mais especificamente os ecos das personagens Helena e Penélope detectados na construção de Capitu, do romance Dom Casmurro. (In)fidelidade, natureza ambígua e condição liminar definem as três personagens. Entretanto, Capitu, ao contrário das personagens homéricas, não pertence a um enredo que apresenta a resolução de sua liminaridade. Um dos motivos para isto, segundo o que se pretende argumentar neste artigo, é a complexa combinação das heroínas homéricas cuja memória pode ser rastreada na construção de Capitu, que revela uma mistura de elementos delas característicos, como a dissimulação e a sedução.
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