Elena e os homens ou As estranhas coisas de Paris

eros e eris na recepção de Helena de Troia por Jean Renoir

Autores

Palavras-chave:

Helena de Troia, Eurípides, Elena et les hommes, Helena, Jean Renoir

Resumo

Este artigo está inserido em uma pesquisa mais ampla sobre a recepção do mito de Helena de Troia no cinema. Meu objetivo é analisar o filme Elena et les hom- mes, também conhecido como Paris does Strange Things, dirigido por Jean Renoir. Realizado em 1956, época da guerra de independência a Argélia (1954-1962), ele fic- cionaliza um episódio da vida do General Georges Boulanger (1837-1891), fazendo-o um dos pretendentes da bela princesa polonesa Elena Sorokovska. Busco mostrar como o diretor francês constrói sua protagonista transplantando para as telas material literário relativo à mítica Helena de Troia, conforme a encontramos na Helena de Eurípides, uma obra que é também um libelo pacifista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAN, W. Introduction. In EURIPIDES. Helen. Ed. by William Allan. Cambridge: Cambridge University Press, 2006, p. 1-85.

AUSTIN, N. Helen of Troy and her Shameless Phantom. Ithaca: Cornell, 1994.

BASSI, K. Helen and the discourse of Denial in Stesichorus’ Palinode. Arethusa, [s. l.], n. 26, p. 51-75, 1993.

BERGAN, R. Jean Renoir: Projections of Paradise. New York: The Overlook Press, 1992.

BOWRA, C. M. Greek Lyric Poetry from Alcman to Simonides. Oxford: Clarendon Press, 1961.

CASSIN, B. Ensaios sofísticos. Rio de Janeiro: Ed. Siciliano, 1990.

CASSIN, B. MATHIEU, M. Voir Hélène en toute femme: D’Homère à Lacan. Paris: Institut Sanofi-Synthélabo, 2000.

CASTIGLIONI, B. Menelaus in the Iliad and in the Odyssey: the Anti-Hero of πένθος. Commentaria Classica, [s. l.], n. 7, p. 219-232, 2020.

CAVELL, S. Pursuits of Happiness. Cambridge: Harvard University Press, 1981.

CERQUEIRA, F. V. Espelhos eróticos. Erótica no espelho. Uma iconografia amorosa da Hélade (séc. V-IV a.C.) Heródoto. [s. l.], v. 3, p. 119-152, 2018. DOI: https://doi.org/10.31669/herodoto.v3i1.343.

COELHO, M. C. M. N. A Helena de Manfred Noa. Archai, [s. l.], n. 7, p. 115-121, 2011. DOI: https://doi.org/10.14195/1984-249X_7_11.

COELHO, M. C. M. N. A vida privada de Helena de Tróia nos loucos anos 20 em Hollywood. Classica, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 191-223, 2013. DOI: https://doi.org/10.14195/2176-6436_26-2_11.

COELHO, M. C. M. N. As afecções do corpo e da alma: a analogia gorgiana entre pharmakon e logos. In: PEIXOTO, M. (org.). A saúde dos antigos: reflexões gregas e romanas. São Paulo: Loyola, 2009. p. 67-86.

COELHO, M. C. M. N. Diderot em preto-e-branco: as paixões de Mlle d’Aisnon e de Mme de La Pommeraye segundo Robert Bresson. Rapsódia, [S.l.], n. 4, p. 65-96, 2008.

COELHO, M. C. M. N. Entre o mito e a história: as adaptações de Duas vezes com Helena, de Paulo Emílio Sales Gomes. Nuevo Mundo Mundos Nuevos: Cuestiones del tiempo presente, jan. 2010a. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.58334. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/58334 Acesso em: 4 maio 2019.

COELHO, M. C. M. N. Helena de Tróia no cinema: metamorfoses do mito. In: MARTINHO, M. Anais do I Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2007. p. 131-159.

COELHO, M. C. M. N. Helena troiana: a fama de um nome e o desejo de vingança no cinema. Artefilosofia, [s. l.], n. 20, p. 15-32, 2016.

COELHO, M. C. M. N. Hélène, un personnage mythique: au tour du filme L’Atalante et de la nouvelle Duas vezes com Helena. Archive, [s. l.], v. 109, n. 11, p. 40-7, 2017.

COELHO, M. C. M. N. Ilusão e representação na Helena de Eurípides. In: CARDOSO, Z. A. V.; DUARTE, A. S. (org.). Estudos sobre o teatro antigo. São Paulo: Alameda, 2010b. p. 51-78.

COELHO, M. C. M. N. Imagens de Helena. Clássica, [s. l.], n. 13/14, p. 159-172, 2000. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v13i13/14.481.

COELHO, M. C. M. N. O fausto de Helena no Convento de Manoel de Oliveira. Revista do Centro de Estudos Portugueses, [s. l.], n. 30, p. 25-52, 2010c. DOI: https://doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.25-52.

CONSTANTINIDOU, S. Logos into Mythos: The Case of Gorgias’ Encomium of Helen. Athens: Institut du Livre, 2008.

DALE, A. M. Introduction. In: EURIPIDES. Helen. Ed. by A. M. Dale. Oxford: Clarendon Press, 1967. p. VI-XXXIV.

DURGNAT, R. Jean Renoir. Berkeley: University of California Press, 1974. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520332669.

EDMUNDS, L. Stealing Helen: The Myth of the Abducted Wife in Comparative Perspective. Princeton: Princeton University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.23943/princeton/9780691165127.001.0001.

EISNER, R. Echoes of the Odyssey in Euripides’ Helen. Maia, [s. l.], v. 32, p. 31-37, 1980.

ELSAESSER, T. Theatricality and Spectacle in La Règle du jeu, Le Carrosse d’or, and Éléna et les hommes. In: PHILIPS, A.; VINCENDEAU, G. (ed.). A Companion to Jean Renoir. Chichester: Wiley-Blackwell, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118325315.ch14.

EURIPIDE. Hélène. Texte établi et traduit par H. Grégoire. Paris: Les Belles Lettres, 1950.

EURIPIDES. Helen. Ed. by A. M. Dale. Oxford: Clarendon Press, 1967.

EURIPIDES. Helen. Ed. by William Allan. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

FAULKNER, C. Elena and Her Men. Criterion Collection’s Blog, [s. l.], Aug. 2, 2004. Disponível em: https://www.criterion.com/current/posts/674-elena-and-her-men. Acesso em: 27 maio 2021.

FAULKNER, C. The Social Cinema of Jean Renoir. Princeton: Princeton University Press, 1986. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400854738.

FINGLASS, P. J.; KELLY, A. Stesichorus in Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

FOLEY, H. Anodos Dramas: Euripides’ Alcestis and Helen, In: HEXTER, R.; SELDEN, A. Innovations in Antiquity. London: Routledge, 1992, p. 133-60.

FULTON, B. The Boulanger Affair Revisited: The Preservation of the Third Republic, 1889. French Historical Studies, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 310-329, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/286459.

GHALI-GAHIL, L. B. Les enlèvements et le retour d’Hélène dans les textes et les documents figures. Paris: E. de Boccard, 1955.

GOMES, P. E. S. O cinema no século. Edição dos textos e notas Carlos Augusto Calil e Adilson Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GRÉGOIRE, H. Preface. In: EURIPIDE. Hélène. Texte établi et traduit par H. Grégoire. Paris: Les Belles Lettres, 1950, p. 9 a 46.

GUMPERT, M. Grafting Helen: The Abduction of the classical past. Madison: The University of Wisconsin Press, 2001.

HOMERO. Ilíada. Trad. C. Werner. São Paulo: Ubu, 2018.

HOMERO. Odisseia. Trad. C. Werner. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

KAKRIDIS, J. Problems of the Homeric Helen. In: KAKRIDIS, J. Homer Revisited. Lund: CWK Glerup, 1972, p. 25-54.

KELLER, C.; RECTOR, A. Eléna et Les Hommes: A Conversation Between Craig Keller and Andy Rector Around Jean Renoir and His Film. Kino Slang Blog, [s.l.], March 18, 2008. Disponível em: https://kinoslang.blogspot.com/2008/03/elna-et-les-hommes.html. Acesso em: 4 jul. 2021.

KENNEDY, G. A. Aristotle on Rhetoric: A Theory of Civil Discourse. Introduction, translation and notes by G. A. Kennedy. Oxford: Oxford University Press, 1991.

KONSTAN, D. Beauty: the fortunes of an ancient Greek idea. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199927265.001.0001.

KYRIAKOU, P. Wisdom, Nobility, and Families in Andromache. In: KYRIAKOU, P.; RENGAKOS, A. Wisdom and Folly in Euripides. Boston: De Gruyter, 2016, p. 137-154. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110453140-010.

LEE, K. Helen’s Famous Husband and Euripides Helen 1399. Classical Philology, [s. l.], v. 81, n. 4, p. 309-313, 1986. DOI: https://doi.org/10.1086/367006.

MACKINNON, K. Greek Tragedy into Film. New Jersey: Fairleigh Dickinson University Press, 1986.

MAGUIRE, L. Helen of Troy: From Homer to Hollywood. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444308624.

MASTRONARDE, D. Euripidean Tragedy and Genre: the terminology and its Problems. Illinois Classical Studies, [s.l.],v. 24, n. 25, p. 23-39, 1999.

MAUPASSANT, G. The magic couch. Original Short Stories, [s. l.], v. 13, Aug. 16, 2006. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/3089/3089-h/3089-h.htm#link2H_4_0017. Acesso em: 21 jul. 2021.

MORENILLA, C. La Helena de Euripides. In: BANULS, J. V. et al. O mito de Helena: de Tróia à atualidade. Coimbra: Instituto de Estudos Clássicos, p. 179-204, 2007.

MUNTEANU, D. Helen’s Eidola in Nineteen-Century European Imagination, Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 141-158, 2016. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3636.12.1.141-158.

NARBONI, J. (ed.). Jean Renoir, Entretiens et propos. Paris: Editions de l’Étoile, 1979.

NIETZSCHE, F. The Birth of Tragedy. Translation by Ian Johnston. Nanaimo: Vancouver Island University, 2017. Disponível em: http://johnstoniatexts.x10host.com/nietzsche/tragedyhtml.html. Acesso em: 24 maio 2021.

NIKOLOUTSOUS, K. P. (Ed.). Ancient Greek Women in Film. Oxford: Oxford University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199678921.001.0001.

NIKOLOUTSOUS, K. P. Helen’s semiotic body: ancient and modern representations Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 187-213, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.12.1.187-213

OLSON, S. D. The Stories of Helen and Menelaus (Odyssey 4. 240-89) and the Return of Odysseus. The American Journal of Philology, [s. l.], v. 110, N. 3, p. 387-394, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/295214.

RENOIR, J. Escritos sobre Cinema: 1926-1971. Trad. A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1990.

RENOIR, J. Ma vie et mes films. Paris: Flammarion, 1974.

RENOIR, J. O passado vivo. Trad. R. Ramalhete. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1991.

RODRIGUES, N. S. Helena de Troya en el séptimo arte. Ámbitos, [s. l.], n. 27, p. 27-37, 2012.

ROHMER, E. Les singes et Venus. Cahiers du Cinéma, [s. l.], n. 64, p. 37-40, nov. 1956.

SEGAL, C. P. The Two Worlds of Euripides’ Helen. TAPA, [s. l.], v. 102, p. 553-614, 1971. DOI: https://doi.org/10.2307/2935956.

SILVA, M. F.S. Ecos da Odisseia na Helena de Eurípides. Mathesis, [s. l.], v. 13, p. 227-242, 2004.

SOLMSEN, F. Onoma and Pragma in Euripides’ Helen. The Classic Review, [s. l.], n. 48, p. 119-21, 1934. DOI: https://doi.org/10.1017/S0009840X00064854.

SUZUKI, M. Metamorphoses of Helen: Authority, Difference, and the Epic. Ithaca: Cornell University Press, 1989.

TRUFFAUT, F. (ed.). Jean Renoir by André Bazin. Introd. by J. Renoir. New York: Da Capo Press, 1992.

TRUFFAUT, F. The films of my Life. New York: Simon & Schuster, 1978.

VIVANTE, B. Gazing at Helen: Helen as Polysemous icon in Robert Wise’s Helen of Troy and Michael Cacoyannis’ The Trojan Women. In: NIKOLOUTSOUS, K. P. (ed.). Ancient Greek women in film. Oxford: Oxford University Press, 2013. p. 19-50. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199678921.003.0002.

WINKLER, M. M. Helenê kinêmatographikê; or, Is this the face that launched a thousand films? Nuntius Antiquus, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 215-257, 2016. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3636.12.1.215-257.

Downloads

Publicado

2022-01-20

Como Citar

de Miranda N. Coelho, M. C. (2022). Elena e os homens ou As estranhas coisas de Paris: eros e eris na recepção de Helena de Troia por Jean Renoir. Nuntius Antiquus, 17(2), 261–290. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/35820

Edição

Seção

Estudos de recepção clássica