Relações sociais não tematizadas na educação
um ensaio sobre a relação professor e aluno
Palavras-chave:
Relações sociais não tematizadas, Educação escolar, Existência, IntensidadesResumo
Trata-se de um artigo de viés ensaístico que tenta apontar a impressão de que a instituição escolar habita uma densa crise existencial. A suposição que norteia essa reflexão visa à crise na educação escolar como uma aparência que costuma continuar velada na maior parte dos discursos críticos acerca da escolarização atual: o afastamento do sentido humano ontológico-social e do significado da experiência escolar que relacionam intersubjetividades professor-estudante, os quais chamaremos de Relações sociais não tematizadas. A relação professor-estudante se apresenta, aqui, no seu sentido ontológico, ou seja, como categoria fundante do ser social que problematiza a educação como uma relação ontológica do ser humano com o trabalho e com a alteridade. Portanto, não se refere ao tratamento de uma pedagogia, mas em enfatizar que o conhecimento só tem valor quando é capaz de dar sentido a existência humana. A investigação nesta atividade será realizada, de um lado, a partir de conceito recentemente desenvolvido, as relações sociais não tematizadas. De outro, a partir de uma tentativa de aplicação desse conceito nas nossas experiências em escolas, nas quais atuamos como psicólogo da educação.
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