Edições anteriores

  • Outra Margem: Ano 5 — n. 8 - 1o e 2o semestres de 2018

    1º e 2º Semestres de 2018
    v. 5 n. 8 (2018)

    A edição de 2018 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • 1º Semestre de 2019
    v. 6 n. 9 (2019)

    Esta publicação se apresenta como Dossiê dos trabalhos apresentados no III Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFNG, realizado no ano de 2018, evento que se orientou pela transversalidade dos temas da pesquisa em Filosofia. Juntamente ao material dos autores que participaram do evento, publicamos uma entrevista inédita com o Prof. Dr. Rodrigo Duarte, do Departamento de Filosofia da UFMG, versada no tema "ESTÉTICA, ARTE E POLÍTICA NO BRASIL".

     

    Convidamos a todos à leitura!

  • 1º e 2º Semestres de 2020.
    v. 7 n. 10 (2020)

    Prezados leitores,

    nós colaboradores da revista Outramargem, após restruturação do corpo editorial, retomamos os trabalhos anunciando a nova edição  v.7 n.10 (2020).

    Agradecemos os autores e pareceristas pela confiança que nos depositaram, nesse momento de crise e de mudanças internas e externas a revista.

    O desgoverno atual abriu as portas para toda sorte de desigualdades e retrocessos golpeando a cada dia nossas instituições sociais . Sua política criminosa de retirada de direitos, sobretudo da população trabalhadora e mais pobre, tem seu auge no genocídio atualmente promovido pelo Estado. Além do constante atentado à constituição federal e aos direitos humanos, testemunhamos a condenação de atividades acadêmicas de renome nacional e internacional sobre o signo de "balbúrdia". Convivemos com o congelamento de bolsas e estrangulamento orçamentário das principais agencias de pesquisa do país CAPES e CNPQ. Ademais, pesquisadores relatam sofrerem perseguições denunciando que não há mais liberdade acadêmica em nosso país. Em meio a isso, houve a tentativa de impedimento de eleições democráticas para escolha de reitores. Estamos sendo atacados por todos os lados.

    Diante desse cenário, retomamos a nossa rotina de trabalho reafirmando a importância do ensino e da pesquisa perante os ataques cada vez mais eficazes às instituições educacionais, seja por estrangulamento financeiro ou por perseguições ideológicas. No cenário atual, torna-se cada vez mais patente a necessidade de manutenção e defesa do ensino e pesquisa em oposição ao obscurantismo. À vista disso, nós do corpo editorial da revista Outramargem reafirmamos o nosso compromisso em ser um espaço de valorização e divulgação da pesquisa e de pesquisadores em  filosofia.

    Levando em consideração que a análise filosófica séria deve responder aos desafios de nossa sociedade, buscamos conciliar a especificidade da pesquisa filosófica com temas de interesse social e multidisciplinar. Em ética e filosofia da religião dispomos do artigo "Perspectivas sobre a relação entre ética e religião" no qual o autor Fabrício Veliq argumenta sobre como as abordagens superficiais acerca da fé terminam por descredibilizar o estudo de teologia e religião. Ainda nessa linha, o artigo " A crença religiosa à luz de Hume e James" de Gabriel Gonzalez Rungue busca retomar a discussão humeana dos milagres, utilizando a distinção entre religião pessoal e institucional elaborada por James.

    Já em filosofia política contamos com o artigo "O conceito de estratégia em Michel Foucault: A genealogia do poder" de Felipe Luiz. Nesse, o pesquisador busca debater o conceito de estratégia na obra Microfísica do poder, confrontando a interpretação cânone da noção. Ainda nesse eixo, temos o artigo "A formação moral e conformismo ativo em Gramsci" de João batista Favaretto, que discute as noções de  conformismo ativo e formação moral em Gramsci, para se pensar uma educação que tencione diminuir a distância entre governantes e governados.

    Sobre o tema da linguagem dispomos do artigo "Rousseau e a apropriação do fenômeno da metáfora: uma perspectiva a partir da teoria de Paul Ricoeur". Nesse os pesquisadores Luciano Façanha, Rita Oliveira, Francyhélia Mendes, fazem uma interseção sobre o fenômeno da linguagem entre Rousseau e Ricoeur em uma abordagem comparativa e inovadora.

    Em uma intercessão entre filosofia e psicologia o artigo "As psicologias entre o explicar e o compreender" discute a oposição entre explicar e compreender a partir da oposição entre mecanicismo e teleologia em  Wilhelm Dilthey, onde o autor Gabriel Almeida Assumpção culmina por defender a conciliação desses dois métodos na psicologia. O texto se trata da comunicação de abertura da 1ª Jornada de Filosofia e Psicologia ocorrido dia 11 de outubro de 2019 no Auditório Bicalho,  da  FAFICH-UFMG. 

    Encerrando a sessão de artigos e representando o eixo filosofia moderna temos "O cartesianismo epistemológico de Leibniz". Nesse, o pesquisador William de Jesus Teixeira pretende discutir a influência da teoria da percepção de Descartes no pensamento leibniziano, principalmente no que tange a sua epistemologia e concepção de inatismo.

    Buscando discutir de forma livre o tema da educação, o ensaio "Relações sociais não tematizadas na educação: um ensaio sobre a relação professor e aluno", escrito por Marcelo Vinicius Miranda Barros, visa problematizar a relação professor- estudante enquanto categoria ontológica que fundamentaria o ser social na medida em que essa relaciona a tríade, ser humano, trabalho e alteridade.

    Nesse volume contamos com duas traduções inéditas. Na primeira delas, Caio Barros nos oferece a tradução de um prefácio, escrito por Jean- Paul Sartre ao livro L’artiste et sa conscience, de René Leibowitz (1950). O texto também foi publicado na coletânea de escritos de Sartre Situations, volume IV (1964).René  Leibowitz  (1913 –1972) foi regente,  compositor,  teórico  musical  e  professor.  Foi defensor  da Segunda  Escola  de  Viena  na  França,  sendo  autor  de  diversos  livros,  especialmente  sobre  música  de Schoenberg e a técnica dodecafônica.  A segunda é de Elvis de Oliveira Mendes, que nos apresenta a tradução do texto "Filosofia como ciência rigorosa e filosofia política", de um dos filósofos políticos mais influentes do século XX: Leo Strauss. Nesse escrito, Strauss visa debater a concepção de filosofia de Heidegger e Husserl, argumentando como essas concepções desembocam em uma  política e uma filosofia política divergentes.

    Por fim, agradecemos a todos os autores, pareceristas e colegas de trabalho que contribuíram com essa edição e com a história da revista Outramargem. Desejamos a todos uma boa leitura!

     

    Monique Costa

    Corpo Editorial Revista Outramargem

  • Outra Margem: Ano 1 — n. 1 - 2o semestre de 2014

    2º Semestre de 2014
    v. 1 n. 1 (2014)

    A edição do segundo semestre de 2014 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 2 — n. 2 - 1o semestre de 2014

    1º Semestre de 2015
    v. 2 n. 2 (2015)

    A edição do primeiro semestre de 2015 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 2 — n. 3 - 2o semestre de 2015

    2º Semestre de 2015
    v. 2 n. 3 (2015)

    A edição do segundo semestre de 2015 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 3 — n. 4 - 1o semestre de 2016

    1º Semestre de 2016
    v. 3 n. 4 (2016)

    A edição do primeiro semestre de 2016 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 3 — n. 5 - 2o semestre de 2016

    2º Semestre de 2016
    v. 3 n. 5 (2016)

    A edição do segundo semestre de 2016 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 4 — n. 7 - 2o semestre de 2017

    2º Semestre de 2017
    v. 4 n. 7 (2017)

    A edição do segundo semestre de 2017 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.

  • Outra Margem: Ano 4 — n. 6 - 1o semestre de 2017

    1º Semestre de 2017
    v. 4 n. 6 (2017)

    A edição do primeiro semestre de 2017 da revista Outra Margem está disponível para visualização e download em PDF.