Ações, emoções e atos no processo de busca da informação

um estudo do Comportamento Informacional dos alunos de Ciências Biológicas da UFRPE

Autores

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Processo de busca de informação, Competência em informação, Formação de professores

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento informacional, na perspectiva do processo de busca da informação, dos discentes das licenciaturas em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Do tipo quali-quantitativa, quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo e, quanto aos fins, uma pesquisa descritiva. O corpus analisado foi de alunos das Licenciaturas de Ciências Biológicas que cursavam do 6º ao 10º período. Como procedimentos metodológicos foram adotados o levantamento bibliográfico, a análise documental, a entrevista e o questionário. Para análise dos resultados, utilizou-se o modelo de processo de busca de informação de Kuhlthau (1991) e o marco do letramento informacional da ACRL (2016). Como resultado percebe-se que o processo de busca de informação dos alunos é realizado de forma irrefletida e através do pouco conhecimento que adquiriram durante sua formação. No que diz respeito aos sentimentos, os alunos das Ciências Biológicas apresentaram baixos índices de sentimentos como dúvida e insegurança. Considera-se que os alunos mostraram aptos para o uso de instrumentos de busca, como os conhecidos buscadores da internet, mas demonstram insegurança para desenvolver as etapas do processo de busca de informação.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Ferreira da Silva, V., & Fontoura Teixeira, M. do R. (2023). Ações, emoções e atos no processo de busca da informação: um estudo do Comportamento Informacional dos alunos de Ciências Biológicas da UFRPE. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e29314. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/29314