Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação trimestral da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, publicada de 1972 a 1995. Divulga artigos científicos em Ciência da Informação e suas interlocuções interdisciplinares com a Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, com os seguintes pré-requisitos:

I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados e/ou enviados para avaliação em outros periódicos ou anais de eventos.

II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol.

III - Composição de auditoria, independente da vinculação profissional e local de origem:

  • a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter, exclusivamente, o título de Doutor.
  • b) Em caso de coautoria, apenas um (1) dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente, doutores.
  • c) No caso de autoria múltipla (acima de três autores) deverá ser apresentada a contribuição de cada autor para o artigo.
  • d) Artigos de graduados e mestres não são aceitos na revista.

IV - Devem conter resultados de investigação na área de Ciência da Informação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica.

V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos Autores.

  • Na ocasião da submissão, não devem estar identificados com os nomes dos autores no texto original. Os(as) autores(as) do manuscrito devem indicar seus nomes completos no campo estabelecido no sistema de submissão, sendo obrigatório também informar o nível de escolaridade, o número ORCID, filiação institucional, o link do currículo (lattes para autores brasileiros) e o resumo da biografia.

VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

VIII. Todos os artigos recebidos serão submetidos ao software Checkforplagiarism, para avaliação de similaridades.

  • Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico, nacional ou internacional.

Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista serão devolvidos aos autores(as). Encontram-se, nesse conjunto, textos que não tratem de uma problemática central do campo da Ciência da Informação e suas interlocuções interdisciplinares, principalmente com a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, e não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. Também serão rejeitados os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência ou fragmentos de trabalhos de dissertações e teses; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas, que fundamentem as suas análises e conclusões.

A Comissão Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento, resenha, entrevista ou edições especiais por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Perspectivas em Ciência da Informação proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade da produção acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os artigos submetidos a Revista são publicados em licença Creative Common (CC By)

Política de Avaliação

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

  • Adequação ao escopo da Revista
  • Estrutura formal do trabalho
  • Corrreção, clareza e coerência de linguagem
  • Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações
  • Estrutura conceitual do trabalho
  • Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
  • Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
  • Atualização dos conceitos
  • Originalidade
  • Outros aspectos que os parecerista julgarem relevante

Os trabalhos submetidos à Perspectivas em Ciência da Informação são encaminhados a membros dos Conselhos Editorial e Consultivo que decidem sobre sua aceitação ou recusa, sem conhecimento de sua autoria (blind review).

 

INDEXADORES

Brapci

Directory of Open Access Journals

IET

INFOBILA Base de Datos de Información y Bibliotecología Latinoamericana

Information Science Abstracts

INSPEC

International Bibliographie der Rezensionen Wissenschaftlicher Literatur

International Bibliographie of Book -Reviews of Scholarly Literature

ISI Web of Knowledge

Latindex

Library and Information Science Abstracts

Library Literature

LICI – Literatura de Ciência da Informação

Pascal

Portal UFMG

Scielo

Scopus

Web of Science