Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem

Autores

  • Priscila Saraiva Jacobsen I Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-4708-2731
  • Evandro Manara Miletto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carine Bueira Loureiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Competência informacional, Desenvolvimento de competências, Objeto de aprendizagem.

Resumo

Este trabalho aborda o resultado da experiência de aplicação de um objeto de aprendizagem com temáticas relacionadas à pesquisa científica e à competência informacional. Está baseado nos conceitos do Framework for Information Literacy for Higher Education da Association of College and Research Libraries e nos componentes do Global Media and Information Literacy Framework da UNESCO sob a ótica do ensino de competências proposto por Zabala e Arnau. O objeto é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que visa à investigação, à evidenciação e à inserção das temáticas no currículo de cursos de pós-graduação. Apresenta aspectos conceituais concernentes à information literacy e considerações acerca dos Frameworks. Utiliza a pesquisa-ação como procedimento técnico e tem como sujeitos de pesquisa estudantes de mestrados profissionais de um instituto federal de educação. Informa o resultado da análise de questionários aplicados antes e depois da utilização do objeto. Conclui que houve mudança de opinião dos sujeitos quanto ao uso de recursos e ferramentas na pesquisa científica e que o objeto de aprendizagem foi considerado de grande utilidade para a melhoria das atividades de pesquisa.

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Biografia do Autor

Priscila Saraiva Jacobsen, I Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Informática na Educação

Evandro Manara Miletto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carine Bueira Loureiro , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Saraiva Jacobsen, P. ., Manara Miletto , E. ., & Bueira Loureiro , C. . (2022). Pesquisa científica na pós-graduação: elementos da competência informacional em formato de objeto de aprendizagem. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39042

Edição

Seção

Artigos