Avaliação da produção científica: o lugar dos periódicos e artigos científicos

Autores

Palavras-chave:

Artigos científicos, Periódicos científicos, Avaliação da produção científica

Resumo

O ensaio foi construído a partir da análise da literatura pertinente e da experiência da autora em processos avaliativos da política científica, avaliação de programas de pós-graduação estrito senso e na atividade editorial em periódicos científicos publicados no país e no exterior. A avaliação da produção científica através dos artigos científicos tem duas grandes vertentes principais: a avaliação dos artigos em si e a avaliação dos periódicos nos quais eles são publicados.  Na avaliação dos artigos em si, podem ser usadas fundamentalmente três estratégias distintas e complementares: a classificação segundo características formais do artigo, a contagem das citações recebidas, e a avaliação qualitativa baseada nos procedimentos de peer review pós-publicação. Na avaliação dos periódicos como indicadores indiretos da qualidade da produção, utilizam-se diferentes indicadores bibliométricos, seja como fator de ponderação dos artigos, seja como critérios para construir classificações como o Qualis periódicos da CAPES. Como em toda questão complexa, não pode haver uma única forma de realizar a avaliação e, o uso de diferentes estratégias pode contrabalançar limitações existentes em cada uma delas, dando uma perspectiva mais abrangente e multifacetada para os avaliadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARATA, R.B. A ABRASCO e a pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva. In: LIMA N.T., SANTANA J.P., PAIVA C.H.A. (org.) Saúde Coletiva. A ABRASCO em 35 anos de história. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/ABRASCO, 2015. cap. 8, p.169-198.

BARATA, R.B. Desafio da editoração de revistas científicas brasileiras da área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24 n.3, p. 929-939, 2019. DOI: 10.1590/1413-81232018243.29952016. http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br

BARATA, R.B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília; vol.13, n.30, p.13-40, 2016. http://www.rbpg.capes.gov.br

BARRETO, M.L. O desafio de avaliar o impacto das ciências para além da bibliometria. Revista de Saúde Pública, São Paulo, vol.47, n.4, p. 834-837, 2013ª. DOI: 10.1590/S0034-8910.201304705073.http://www.scielo.br/j/rsp/a/cx9vHMPr5kjmd4wv4bfTGNJ/?format=pdf&lang=pt.

BARRETO, M.L. Como avaliar as ciências com uma deficiente ciência da avaliação científica? (debate) Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol.29, n. 9, p.1719-1721, 2013b. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311XCO060913

BORNMANN, L., LEYDESDORFF, L. The validation of (advanced) bibliometric indicators through peer assessment: a comparative study using data from InCites and F1000. Journal of Infometrics, Taipei, vol. 7, n.2, p.286-291, 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.joi.2012.12.003.

BORNMANN, L. How to analyze percentile citation impact data meaningfully in bibliometrics: the statistical analysis of distributions, percentile rank classes and top-cited papers. Journal for the American Society for Information Science and Technology, New York, vol. 64, n. 3, p.587-595, 2013. https://doi.org/10.1002/asi.22792.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. 85 p.

CHAUÍ, M. Avaliação irracional da pesquisa e eclipse da docência na USP. Revista ADUSP, São Paulo, vol 60, p.54 – 65. 2017. http://www.adusop.org.br.

DEMERRIT, D. The new social contract for science: accountability, relevance, and value in US and UK science and research policy. Antipode, Malden, vol. 32, n. 3, p.308-329. 2000.

https://doi.org/10.1111/1467-8330.00137

DOBROW, M.J., MILLER, F.A., FRANK, C., BROWN, A.D. Understanding relevance of health research: considerations in the context of research impact assessment. Health Research Policy and Systems, Geneva, 2017; 15:31-40. https://doi.org/10.1186/S1261-017-0188-6.

FERREIRA, M.M., MOREIRA, R.L. Capes 50 anos. Depoimentos ao CPDOC/FGV. Brasília. 2002. Disponível em www.dominiopublico.mec.gov.br

FOX, A., BRAINARD, J. University of California takes a stand on open access. Science, New York, vol. 363, n.6431, p.1023, 2019. https://doi.org/10.1126/science.363.6431.1023-a.

GENG, E.H., PEIRIS, D., KRUK, M.E. Implementation science: relevance in the real world without sacrificing rigor. PLoS Medicine, San Francisco/Cambridge, vol. 14, n. 4, p.e1002288. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1002288.

GLÄNZELL, W., MOED, H.F. Journal impact measures in bibliometric research. Scientometrics, Budapest, vol. 53, n. 2, p.171-193, 2002. https:// link.springer.com/ content/ pdf/10.1023/ A:1014848334806.pdf?pdf=inline%20link.

GUIMARÃES, R. Desafios da pós-graduação em saúde humana no Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, vol. 45, n. 1, p. 1-13, 2011. https://www.scielo.br/j/rsp/a/p3GxTJhsdpXKttX3kdCc85k/?format=pdf&lang=pt.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989. 218p.

LARIVIÈRE, V., GINGRAS, Y. The impact factor’s Matthew effect: a natural experiment in bibliometrics. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, vol. 61, n. 2, p. 424-427, 2010. https://doi.org/10.1002/asi.21232

LOZANO, G.A., LARIVIÈRE, V., GINGRAS, Y. The weakening relationship between the impact factor and paper’s citations in the digital age. Journal of the American Society for information Science and Technology, New York, vol.63, n. 11, p.2140-2145, 2012. https://doi.org/10.1002/asi.22731

MINNITI, S., SANTORO, V., BELLI, S. Mapping the development of Open Access in Latin America and Caribbean countries. An analysis of Web of Science Core Collection and SciELO Citation Index (2005-2017). Scientometrics,Budapest, vol. 117, p.1905-1930, 2018. https://doi.org/10.1007/s11192-018-2950-0

OPPENHEIM, C. The correlation between citation counts and the 1992 research assessment exercise ratings for British research in genetics, anatomy and archaeology. Journal of Documentation, vol.53, n.5, p. 477-487,1997. https://doi.org/10.1108/EUM0000000007207

REALE, E., LEPORI, B., SPINELLO, A.O., ZINILLI, A. Topics of social relevance in research project funding instruments: evidences from European countries. In: 23rd International Conference on Science and Technology Indicators, 2018, Leiden. Proceedings. https:www.scholarypublications.universiteitleidn.nl

RINIA, E.J., LEEUWEN, T.N., VUREN, H.G., RAAN, A.F.J. Comparative analysis of a set of bibliometric indicators and central peer review criteria. Evaluation of condensed matter physics in the Netherlands. Research Policy, vol. 27, p.95-107, 1998.https://swts.nl/tvr/documents/avr-peer-bibliom-comp-researchpolicy.pdf

SCARATTI, G., GALUPPO, L., GORLI, M., GOZZOLI, C., RIPAMONTI, S. The social relevance and social impact of knowledge and knowing. Management Learning, vol.48, n. 1, p.57-64,2017.

DOI:10.1177/1350507616680563. https://www.journals.sagepub.com.home/mlq

SCOTT, A. Peer review and the relevance of science. Futures, vol. 39, n. 7, p.827-845, 2007. doi:10.1016/j.futures.2006.12.009 www.pdf.sciencedirectassets.com.

STOKES, D.E. Pasteur’s Quadrant – basic science and technological innovation. Washington: Brookings Institution Press, 1997. 248 p.

STRUCHINER, C.J. Avaliação da qualidade da produção científica e suas consequências imprevistas e indesejadas: um conceito auto evidente? (debate) Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, vol.29, n.9, p.1716-1717, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/0102311XCO040913.

SZKLO, M., NIETO, F.J. Epidemiology. Beyond the basics. Jones & Bartlett Learning, Burlington, 2019. cap. 8, p.313-365.

WAINER, J., ECKMAN, M., ROCHA, A. Peer-selected “best papers”- are they really that good? PLoS One, San Francisco/Cambridge, vol.10, n.3, p. e0118446, 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0118446.

WALTMAN, L., COSTAS, R. F1000 recommendations as a potential new data source for research evaluation: a comparison with citations. Journal of the American Society for information science and technology, vol.60, n.11, p. 2169-2385,2013. doi 10.1002/asi. www.onlinelibrary.wiley.com

WILBERTZ, J. Evaluating societal relevance of research. University of Groningen, 2013. Report 29 p. www.researchrug.nl.(Download 03/07/2019).

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Barradas Barata, R. (2023). Avaliação da produção científica: o lugar dos periódicos e artigos científicos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e42242. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/42242