Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea

Autores/as

  • Rubens Estevão Costa de Morais Querino Morais Querino UFMG
  • Marta Araujo Tavares Ferreira UFMG

Palabras clave:

arte e informação, artes e redes sociais, arte e internet

Resumen

Dentro do grande tema Arte e Informação, foi pesquisada a importância da internet e das redes sociais como forma de interação entre os diversos agentes que atuam no sistema de arte, tendo como base o esquema tripartite proposto por Anne Cauquelin, produção, distribuição e consumo. A aproximação interdisciplinar entre essas duas áreas do conhecimento permitiu vislumbrar a forma como a arte contemporânea e o artista contemporâneo se inserem no meio informacional. Vivemos na era da informação, o indivíduo artista está inserido nesse mundo e convive com as novas tecnologias da informação. O artigo analisa o comportamento do artista diante das redes sociais de informação, seja como forma de expor trabalhos de arte, propagar ideias ou mesmo como forma de criação artística. Através de questionário aplicado a profissionais da área - artistas de diversas especialidades, críticos, galeristas, etc.- foi possível explorar a sua percepção acerca de sua interação com o mundo da informação e das redes sociais e os benefícios que eles podem obter do uso das novas ferramentas de comunicação e mídias sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-09-30

Cómo citar

Morais Querino, R. E. C. de M. Q., & Ferreira, M. A. T. (2015). Arte e informação:o papel das redes de informação na comercialização, divulgação e realização da arte contemporânea. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 116–136. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23011

Número

Sección

Artículos