Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

· 1. Das regras gerais

· 1.1. A Revista Práxis Comunal aceitará exclusivamente trabalhos inéditos, salvo em situações específicas a critério da Equipe Editorial.

· 1.2. Serão aceitos trabalhos com temática diversa ao tema do dossiê, desde que alinhados ao foco e escopo da revista.

· 1.3. Serão aceitos trabalhos em forma de artigos, resenhas e traduções, de acordo com disposto neste edital.

· 1.4. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e espanhola.

· 1.5. A titulação mínima para submissão é de graduandos.

· 2. Das normas e orientações para formatação de trabalhos

· 2.1. Os trabalhos devem ser submetidos em formatos de folhas A4.

· 2.2. Fonte: Times New Roman (TNR).

· 2.3. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita de 2cm.

· 2.4. Espaçamento entre linhas: 1,5.

· 2.5. Parágrafos: recuo de 1,5 cm da margem esquerda e sem espaçamentos.

· 2.6. Título: fonte TNR; negrito; centralizado; tamanho 14; maiúsculas.

· 2.7. Corpo do texto: fonte TNR; justificado; tamanho 12.

· 2.8. Resumo: de 100 a 250 palavras; fonte TNR; justificado; tamanho 12; parágrafo único.

· 2.9. Palavras-Chave: mínimo de 3, máximo de 5; após o resumo.

· 2.10. Notas de rodapé para comentários: devem ser sucintas e numeradas ao longo do texto; fonte TNR, justificado; tamanho 10; entrelinha simples.

· 2.11. Epígrafe: opcional; fonte TNR 12, itálico, alinhamento à direita.

· 2.12. Citações: Citações de até 3 linhas devem ser realizadas no corpo do texto. Citações que excedam 3 linhas devem ser realizadas de maneira separada (fonte TNR, tamanho 10, justificado, espaçamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda).

· 2.13. Referências: As referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do trabalho em forma de lista; fonte TNR 12; alinhamento à esquerda; entrelinha simples, separadas entre si por espaço duplo. A bibliografia deve ser formatada de acordo com a seguinte padronização:

· 2.13.1. Livro: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ título da obra em itálico /PONTO/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data da publicação da edição utilizada /PONTO/ (Obs: No caso de 2 autores, separá-los com “&”. No caso de três ou mais autores, separá-los com ponto e vírgula “;”).

Exemplo: MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

· 2.13.2. Artigo: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ “título do artigo entre aspas” /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /VÍRGULA/ data da publicação /VÍRGULA/ numeração das páginas /PONTO/

Exemplo: VIANA, Nildo. “Mito e Ideologia”. In: Cronos, v. 12, n. 1, 2011, p. 79-89.

· 2.13.3. Coletânea: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ “título do capítulo entre aspas” /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ sobrenome dos organizadores (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome dos organizadores (em caixa baixa) /PONTO/ título da coletânea em itálico /PONTO/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data da publicação /VÍRGULA/ numeração das páginas /PONTO/

Exemplo: ALMEIDA, Mauro. “Marxismo e Antropologia”. In: BOITO JR., Armando & TOLEDO, Caio N. de (orgs.). Marxismo e Ciências Humanas. São Paulo: Xamã/FAPESP/CEMARX, 2003, p. 75-85.

· 2.13.4. Tese acadêmica: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ título da tese em itálico /PONTO/ grau acadêmico a qual se refere e em qual área /VÍRGULA/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/ ano de apresentação /PONTO/

Exemplo: TURATTI, Maria Cecília M. Antropologia Econômica e Marxismo - uma revisão crítica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2005.

· 2.13.5. Sites: nome do site (em caixa alta) /PONTO/ título da página ou notícia em itálico /PONTO/ disponível em /DOIS PONTOS/ <endereço eletrônico> /PONTO/ Data de acesso /PONTO/

Exemplo: INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. “Da Crise Ecológica ao pensamento complexo. Entrevista especial com Edgard de Assis Carvalho”. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/544956-da-crise-ecologica-ao-pensamento-complexo-consideracoes-sobre-religiao-e-ciencia-entrevista-especial-com-edgard-de-assis-carvalho>. Acesso em 20 de abril de 2018.

· 2.13.5.1 Em caso de páginas com autor identificado, a formatação deve ser: sobrenome do autor (em caixa alta) /PONTO/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ nome do site em itálico /VÍRGULA/ data de publicação (se houver) /PONTO/ disponível em /DOIS PONTOS/ <endereço eletrônico> /PONTO/ Data de acesso /PONTO/

BANDEIRA, Olivia & PASTI, André. “Quem controla a notícia no Brasil?”. In: Le Monde Diplomatique Brasil, 16 de Abril de 2018. Disponível em <https://diplomatique.org.br/quem-controla-a-noticia-no-brasil>. Acesso em 20 de abril de 2018.

· 2.14. Os autores deverão utilizar, no corpo do texto, o sistema “Autor/Data”. A Revista exige o uso de maiúsculas para autor. EX: (MARX, 2015, p. 345).

· 2.15. Quanto às características de cada tipo de trabalho aceito pela Revista Práxis Comunal:

· 2.15.1. Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 30 laudas, incluindo as folhas de referências. Em caso de trabalhos que excedam as 25 laudas, o aceite fica ao critério da Equipe Editorial.

· 2.15.1.1. Os artigos devem conter na página inicial: Título, Resumo e Palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

· 2.15.2. Somente serão aceitas resenhas de obras publicadas até 3 anos antes da publicação deste edital.

· 2.15.3. As traduções devem conter no máximo 25 páginas e, para sua publicação, devem possuir relevância acadêmica.

· 2.16. Autores com notório saber e referência no tema do dossiê poderão ser convidados pela Equipe Editorial a publicarem artigos.

· 3. Da privacidade e dos direitos autorais

· 3.1. O conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

· 3.2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista Práxis Comunal, desde que citada a fonte.

· 3.3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista Práxis Comunal, os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos.

· 3.4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Práxis Comunal são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.

· 3.5. A Revista Práxis Comunal é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos para esta revista concordam que os mesmos são de uso gratuito.

· 3.6. Constatando qualquer ilegalidade, fraude ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.

· 3.7. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, e, no número seguinte, será publicado texto divulgando e justificando o cancelamento da publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantido o direito à ampla defesa.

· 3.8. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

· 4. Da submissão

· 4.1. O recebimento de trabalhos será feito exclusivamente via e-mail: praxiscomunal@fafich.ufmg.br

· 4.2. O trabalho a ser submetido deverá ser anexado ao e-mail em formato .docx ou .doc.

· 4.3. O título do arquivo submetido deverá ser obrigatoriamente o título do trabalho completo.

· 4.4. O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de trabalho”, seguido da indicação do tipo de trabalho a ser submetido, bem como de seu título.

· Exemplo 1: CAMPO ASSUNTO: Submissão de trabalho – artigo – Título do artigo.

· Exemplo 2: CAMPO ASSUNTO: Submissão de trabalho – resenha – Título da resenha.

· 4.4.1. Não é permitida nenhuma forma de identificação do autor no trabalho submetido. A identificação do autor deverá ser feita em uma folha de rosto anexada ao e-mail de submissão de trabalho, bem como qualquer texto de agradecimento que eventualmente seja agregado ao corpo do trabalho.

· 4.4.1.1. São dados indispensáveis à identificação do autor na folha de rosto:

· Título do Trabalho;

· Tipo do Trabalho;

· Nome completo do(s) autor(es);

· Formação do(s) autor(es);

· Instituição a qual o(s) autor(es) está atualmente vinculado(s);

· Contato do(s) autor(es);

· 4.4.1.2. O autor deverá observar que softwares como Word e outros realizam identificação de “Autor” e “Proprietário”. O autor deverá excluir estes dados.

· 5. Dos prazos

· 5.1. A revista Práxis Cominal recebe submissões em fluxo contínuo.

· 5.2. A divulgação do resultado ocorrerá via e-mail por meio de mensagem particular ao autor.

· 5.3. Dúvidas e informações devem ser tratadas no e-mail: praxiscomunal@fafich.ufmg.br

· 6. Dos critérios de avaliação

· 6.1. Os trabalhos serão submetidos à análise da Equipe Editorial, e, após revisão prévia, serão enviados a no mínimo dois pareceristas anônimos para avaliação do conteúdo.

· 6.2. Os pareceristas serão definidos pelos membros da Equipe Editorial de acordo com a área de atuação ou formação e com a temática do artigo submetido.

· 6.3. Em caso de empate, o artigo será submetido a um terceiro parecerista.

· 6.4. Caso o artigo seja reprovado, serão encaminhados ao autor os pareceres com as justificativas.

· 6.5. Os pareceres poderão conter: indicações bibliográficas; sugestões de mudança na estrutura e formatação do texto; acréscimo ou subtração de informações; críticas ou elogios; ou quaisquer outras informações pertinentes para o aprimoramento do trabalho e para adequação aos critérios definidos neste edital. As alterações propostas podem ter caráter tanto de sujeição quanto de condicionamento.

· 6.6. Os textos clássicos, as resenhas e traduções serão avaliadas pela Equipe Editorial da Revista Práxis Comunal.

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