EL DERECHO AL OCIO Y AL DEPORTE EN EL CONTINENTE AFRICANO

UNA MIRADA A LAS CONSTITUCIONES NACIONALES

Autores/as

Palabras clave:

África, Ocio, Deportes, Derecho social

Resumen

El estudio se contextualiza con el reconocimiento del ocio y el deporte como derechos sociales, cumpliendo con el objetivo de verificar la mención del ocio y el deporte como derechos en las Cartas Constitucionales de los 54países del continente africano, haciendo visibles contextos no hegemónicos, marcados por la violencia colonial.  Para ello, se llevó a cabo el Análisis Documental de las constituciones nacionales de los 54 países del continente, referenciado por los términos "ocio", "deporte" y "recreación".  Se observó que 20 naciones mencionan el ocio como un derecho social, 22 lo hacen en relación con el deporte, y 14 abordan ambos derechos, y 27 no mencionan el ocio o el deporte.   Se concluye que una parte importante de los países africanos reconocen el ocio y el deporte como derechos sociales en su ordenamiento jurídico, sin que ello refleje su presencia efectiva en la vida social cotidiana, lo que sugiere que se lleven a cabo nuevas investigaciones en contextos socioculturales específicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Ocelli Ungheri, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto.

Denise Falcão, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutora em Estudo do Lazer(UFMG/2020). Doutora em Estudos do Lazer (UFMG/2017)com doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona (UB 2015/2016 - Antropologia Social); Mestre em Estudos do Lazer ( UFMG/ 2013), possui pós-graduação lato sensu em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ / 1988) e graduação em Licenciatura plena em Educação Física (UFRRJ -1987) . Pesquisadora do grupo LUCE: Ludicidade, Cultura e Educação/ UFMG; Pesquisadora do GRECS (Grup de Recerca de Exclusió i Control Social/ Universitat de Barcelona; Pesquisadora do grupo Oricolé Laboratório de pesquisa em formação e atuação de profissionais em lazer; Atua como professora adjunta I na EEFUFOP (Escola de Educação Física) e no DETUR (Departamento de Turismo) da Universidade Federal de Ouro Preto . Atuou como Profª Adjunto I de Pós-graduação em Ensino da Educação Física -PUC/MG. Profª Convidada orientadora de pós-graduação em psicopedagogia - FUMEC; Profª de Educação Física do Ensino Básico e Educação Infantil da rede particular de ensino com mais de 20 anos de experiência. Coordenou a Off Roads - Natureza e Desafios (empresa de atividades de aventura na natureza). Trabalha com formação de educadores e gestores tendo como foco de investigação e atuação profissional as áreas de Educação, Lazer, Turismo e Educação Física com ênfase em: lazer (formação e atuação), atividades de aventura na natureza, turismo, jogos e brincadeiras, educação física escolar e psicomotricidade. Desenvolve pesquisas no campo do lazer inter-relacionadas com as áreas de antropologia urbana, sociologia, políticas públicas entre outras.

Heber Eustáquio de Paula, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Mestrado em Educação Física pela UFMG (1996) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando nos Cursos de Educação Física e Turismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo e formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, história oral, sociologia do esporte, sociologia da Educação Física, sociologia do lazer e sociologia do turismo. Exerceu a Presidência do Colegiado dos Cursos de Educação Física Licenciatura e de Bacharelado do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente exerce a função de Chefe do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto.

João Vitor de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

Discente da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Ungheri, B. O. ., Falcão, D., Eustáquio de Paula, H., & de Souza, J. V. (2022). EL DERECHO AL OCIO Y AL DEPORTE EN EL CONTINENTE AFRICANO: UNA MIRADA A LAS CONSTITUCIONES NACIONALES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 9(2), 4–21. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/35031