A GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER NO MINISTÉRIO DO ESPORTE

DESENHO INSTITUCIONAL E PRINCIPAIS AÇÕES (2003-2018)

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Lazer, Política Pública, Direito Social

Resumo

A partir da criação do Ministério do Esporte, analisamos como o período de 2003 a 2018 se desenvolveu e que fatos marcaram essa trajetória, especialmente no âmbito das políticas de lazer. Para consecução deste objetivo, realizamos uma pesquisa documental, seguida de levantamento bibliográfico da literatura relacionada à temática explorada. Em linhas gerais, é possível perceber que, ao longo de 15 anos, ocorreram transições de governos e reestruturações organizacionais, consequente alternância de gestores/as, mudanças de rotas permeadas por disputas políticas, por acertos e contradições. “Movimentos” que, indubitavelmente, atingiram a gestão de ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério do Esporte, especialmente em parceria com os governos municipais, estaduais e IES públicas.

Biografia do Autor

  • Ana Elenara da Silva Pintos, Ministério do Esporte (ME)

    Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG. Mestre em educação Física pela UnB. Coordenadora-geral de Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP. Formalização de Parcerias da Secretaria Naciona de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

A GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER NO MINISTÉRIO DO ESPORTE: DESENHO INSTITUCIONAL E PRINCIPAIS AÇÕES (2003-2018). (2023). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(1), 99-121. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46339