A GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER NO MINISTÉRIO DO ESPORTE

DESENHO INSTITUCIONAL E PRINCIPAIS AÇÕES (2003-2018)

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Lazer, Política Pública, Direito Social

Resumo

A partir da criação do Ministério do Esporte, analisamos como o período de 2003 a 2018 se desenvolveu e que fatos marcaram essa trajetória, especialmente no âmbito das políticas de lazer. Para consecução deste objetivo, realizamos uma pesquisa documental, seguida de levantamento bibliográfico da literatura relacionada à temática explorada. Em linhas gerais, é possível perceber que, ao longo de 15 anos, ocorreram transições de governos e reestruturações organizacionais, consequente alternância de gestores/as, mudanças de rotas permeadas por disputas políticas, por acertos e contradições. “Movimentos” que, indubitavelmente, atingiram a gestão de ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Ministério do Esporte, especialmente em parceria com os governos municipais, estaduais e IES públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elenara da Silva Pintos, Ministério do Esporte (ME)

Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG. Mestre em educação Física pela UnB. Coordenadora-geral de Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela UNICAMP. Formalização de Parcerias da Secretaria Naciona de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Pintos, A. E. da S., & Isayama, H. F. (2023). A GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER NO MINISTÉRIO DO ESPORTE: DESENHO INSTITUCIONAL E PRINCIPAIS AÇÕES (2003-2018). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(1), 99–121. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/46339