CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:

REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Marie Luce Tavares

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Currículo, Educação Profissionalizante, Escola

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre as juventudes e o reconhecimento da identidade negra a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, parte de uma pesquisa de doutorado cujo tema principal foi o diálogo entre as experiências juvenis com o lazer de jovens estudantes e o currículo do Ensino Médio Integrado a partir das ações protagonizadas por coletivos juvenis. Assim, nesta discussão, apresento algumas reflexões sobre como os coletivos juvenis fizeram/fazem funcionar os artefatos culturais no Currículo-lazer potencializando o reconhecer-se negro, traçando pistas para diálogos sobre a formação da identidade negra na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Tavares, M. L. (2024). CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(03), 164–187. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582