RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, MULHERES NEGRAS E VIDEOGAMES

Autores/as

Palabras clave:

Ocio. Mujer. Videojuego. Etnicidad.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre las relaciones étnico-raciales en los videojuegos, destacando los enfoques sobre la representatividad de los personajes de mujeres negras. El estudio tuvo una naturaleza cualitativa, siendo desarrollado a través de investigación exploratoria y documental, enfocándose solo en textos expresados ​​en los sitios de Google sobre el tema propuesto. Una muestra intencional compuesta por las primeras 10 apariciones de sitios en Google, que contenían opiniones de expertos sobre videojuegos y estudios étnico-raciales, formó parte del estudio. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido, a partir de tres categorías delimitadas a priori, 1- personajes secundarios y/o protagonistas femeninas negras; 2- importancia e impacto de los videojuegos para la discusión étnico-racial. 3- estereotipos raciales y sugerencias para la evolución. Los resultados apuntan a la consideración de los videojuegos como espacios legítimos de reflexión étnico-racial, así como un ligero aumento en la representación de personajes femeninos negros como personajes secundarios, pero no como protagonistas, y la responsabilidad de los desarrolladores sobre la inserción de diversas culturas en las narrativas. Este tema aún no está generalizado, comprometiendo la perspectiva de identificación de las mujeres negras con los personajes existentes.

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Biografía del autor/a

Gisele Maria Schwartz, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU- Uberlândia/MG

Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (IPUSP, 1997) e Livre Docência em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (UQTR, 2011). Estágio Pós-Doutoral Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (UoB, 2013), Estágio Pós-Doutoral Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (FMH-UL, 2016). Professora Adjunto aposentada na UNESP. Orientou nos PPG em Ciências da Motricidade e em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Temas de interesse: Psicologia do lazer, Atividades de aventura, Lazer virtual, Gamificação e Educação Física, Atitude e conduta lúdicas, Marketing Experiencial, Ética e saúde, Gestão da informação sobre lazer, Criatividade e Audiovisualidades na dança. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer (DEF/IB/UNESP-Rio Claro), Membro do CEDD-NF - Centro de Estudos de Desenvolvimento do Desporto Noronha Feio, na FMH - Universidade de Lisboa, Membro do GPAD/UFSM - Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança.

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU-Uberlândia-MG

Doutora em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP.Graduada em Educação Física - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA). Pesquisadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU, Uberlândia/MG e do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/FEF-UnB, Brasília-DF. Foi professora das Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA)/ Fundação Educacional de Andradina(FEA), das Faculdades Integradas de Santa Fé do SUL (FISA)/ Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul-SP (FUNEC) e da Faculdade de Americana (FAM), na qual ministrou as disciplinas de Medidas e Avaliação, Cineantropometria, Teoria e Prática da Musculação, Ginástica de Academia, Projetos e Práticas com Ênfase no Esporte, Práticas de Lazer e Recreação, Políticas Públicas do Esporte e do Lazer e Estudos do Lazer. Realizou estágio de docência no Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro-SP, nas disciplinas Jogos e Brincadeiras e Fundamentos do Lazer. Foi professora da Pós-Graduação (FMU), no Curso de Recreação e Lazer, na qual ministrou as disciplinas de Recreação para jovens e adultos, Recreação para idosos, Lazer na terceira idade, Empresas e Espaços Corporativos e Jogos e brincadeiras contemporâneas. Foi professora da Pós-Graduação do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no Curso de Jogos e Gamificação na Educação, na qual ministrou a disciplina Gamificação Analógica. Atualmente está associada à ANPEL - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer e à ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte. Experiência nos campos do Lazer, Gestão do lazer, Recreação, Jogos e brincadeiras, Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Envelhecimento e Treinamento lúdico corporativo.

Giselle Helena Tavares, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU - Uberlândia/MG

Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física FAEFI-UFU (2008) e Doutorado em Ciências da Motricidade na Área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana, da UNESP Campus Rio Claro (2013). Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP Campus Rio Claro (2013/2014) e na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP Leste) (2021). É líder do GERE - Grupo de pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde. Vice-líder do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências do Lazer e do GIEL- Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Compõe o Centro da Rede CEDES em Minas Gerais. Coordenadora adjunta do GTT Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Presidente da ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte (2019-2020). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Interfaces do Lazer.

Rubian Diego Andrade, LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU - Uberlândia/MG

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Líder do Grupo de Extensão e Pesquisa em Lazer, Aventura e Sustentabilidade (GEPLAVS-UFJF-GV). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (2019 e 2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (CEFID/UDESC). Desde o mestrado estuda questões relacionadas ao Lazer. Na oportunidade desenvolveu e validou a Escala de Práticas no Lazer (EPL), instrumento que se propõe avaliar o envolvimento das práticas no Lazer de brasileiros em diferentes contextos. No doutorado, defendeu sua tese propondo um modelo teórico explicativo das práticas no Lazer por meio da relação dos componentes Restrições x Atitudes. É membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Saúde (Nupecis) do CEFID/UDESC e do grupo de pesquisas em Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano (UDESC/CEFID/Cnpq). Revisor de periódicos da área, possui mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Durante sua experiência profissional no SESI/SC atuou nos programas de saúde e qualidade de vida do trabalhador como: SESI Ginástica na Empresa, SESI Eventos, SESI Aventura e SESI Esporte. Atuou como Orientador de Atividades Físicas na empresa Intelbras promovendo a gestão do Lazer de trabalhadores industriários In Company. No ensino superior atuou como Professor do curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis onde leciona as disciplinas de Organização de Eventos Esportivos, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor, Bioestatística, Voleibol Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos e Ergonomia. Também atuou como Professor colaborador do CEFID/UDESC nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física onde leciona as disciplinas de Organização de Eventos Esportivos, Organização de Eventos Escolares, Metodologia de Ensino do Voleibol, Metodologia da Ginástica Laboral, Tópicos de Atividades de Aventura na Natureza e Estágio Curricular Supervisionado em Atividade Física Adaptada. Orienta trabalhos de conclusão de curso na área de Educação Física, com ênfase em atividade física e saúde, qualidade de vida, lazer e recreação, saúde do trabalhador, voleibol, aprendizagem, atividades de aventura na natureza e desenvolvimento motor.

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Schwartz, G. M., Evaristo Guizarde Teodoro, A. P., Tavares, G. H., & Andrade, R. D. (2024). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, MULHERES NEGRAS E VIDEOGAMES. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 10(03), 98–117. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48700