Metamorfoses do mundo do trabalho e o dano existencial: o direito à desconexão do trabalho

Autores

  • Alexandre Antonio Bruno da Silva Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Márlea Nobre Costa Macieal Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Resumo

O artigo trata do dano existencial ao trabalhador provocado pelo meio ambiente do trabalho. O personagem kafkiano Gregório Samsa representa o trabalhador comum que, mesmo metamorfoseado, preocupa-se mais com o seu trabalho do que com a sua condição. As transformações do mundo do trabalho globalizado fragilizaram a vida e a identidade do trabalhador. As crescentes exigências laborais, as novas tecnologias, o aumento da produção e o trabalho repetitivo impossibilitam a desconexão do trabalhador. É necessário um meio ambiente do trabalho socialmente sustentável, onde o trabalhador goze do ócio criativo para a sua autodeterminação. No estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos, normas nacionais que ilustram a presença do tema no contexto brasileiro. Os julgados dos tribunais, em sua maioria, consideraram o direito à desconexão como fundamental para o trabalhador. O diálogo com a obra de Kafka e Chaplin ressignifica o trabalhador, colocando-o em evidência. A vida e o trabalho podem ser objeto de reflexões e de escolhas. O labor não precisa ser sinônimo de alienação, sustento e exploração. O diagnóstico e a quantificação do reparo ao dano existencial carecem de estudo mais aprofundado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Antonio Bruno da Silva, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UFC. Mestre em Informática pela PUC-RJ. Professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Auditor-Fiscal do Trabalho. E-mail: <alexandre_bruno@terra.com.br>.

Márlea Nobre Costa Macieal, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Mestranda em Processo e Direito ao Desenvolvimento (UNICHRISTUS). Especialista em Trabalho e Processo do Trabalho (UNICHRISTUS).  Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza. Advogada. E-mail: <marleanobre@hotmail.com>.

 

Downloads

Publicado

2018-11-15

Edição

Seção

Artigos