O programa de pesquisa contratualista da Teoria Geral do Estado: o sistema teórico de Rousseau e a noção de vontade geral - DOI: 10.9732/P.0034-7191.2014v109p259
Autores/as
Carolina Leister
José Raymundo Novaes Chiappin
Resumen
Este artigo tem por objetivo introduzir e localizar o sistema teórico de Rousseau no interior do programa de pesquisa mais amplo encetado por Hobbes, que considera a construção de uma Teoria Geral do Estado valendo-se do método contratualista como recurso para resolver o problema da emergência da cooperação entre indivíduos interagentes e, paralelamente,fornecer subsídios para garantir a legitimidade do Estado. Para tanto, pretende focar na definição dos conceitos fundamentais de vontade geral e vontade de todos estabelecidos na proposta de Rousseau buscando mecanismos externos à sua abordagem para a explicitação desses termos, e, ipso facto, mostrar que,por meio dessas formulações, Rousseau é um dos primeiros teóricos a colocar que a ação coletiva não pode ser reduzida à ação de um conjunto de indivíduos. Apartir desta análise conclui-se que, apesar de realizar esta importante distinção, os recursos adotados por Rousseau para operacionalizar a noção de vontade geral expõem alguns de seus paradoxos, dentre os quais: que são inconsistentes com seus pressupostos básicos; que sua eficácia cinge-se a pequenos Estados ou, ainda, que sua implementação exige uma sociedade altamente avançada em termos tecnológicos para viabilizar sua proposta.
Biografía del autor/a
Carolina Leister
Professora Adjunta II da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Direito (USP), Filosofia (USP) e Psicologia (PUC-SP). Mestre e Doutora em Filosofia (USP). Pós-Doutora em Economia (USP). Advogada inscrita na Ordem dos Advogadosdo Brasil, Seccional São Paulo.
José Raymundo Novaes Chiappin
Professor Livre Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Graduado em Direito (PUCSP), Filosofia (USP) e Física (USP). Mestre e Doutor em Filosofia. Mestre e Doutor em Física. Doutor em Economia. Pós-Doutor em Ciência Política(USP).