Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual
Resumo
A análise automática da resposta do aluno para questões abertas tem sido muito pouco usada no ensino mediado por computador, não só por restrições teóricas a uma metodologia que às vezes ainda é associada à idéia de instrução programada, mas também por razões práticas, em virtude da sua notória dificuldade de implementação. Este trabalho descreve um sistema de autoria desenvolvido para oferecer ao aluno um ambiente interativo de aprendizagem, desde a análise da resposta até a oferta de estratégias de aprendizagem. O desenvolvimento do sistema foi feito com base em três princípios: (1) da tolerância variável, em que respostas mais e menos corretas são aceitas; (2) da segmentação múltipla, que permite buscar dentro da resposta escrita pelo aluno os segmentos mais pertinentes, e (3) do feedback diversificado, por sua vez subdividido em genérico (informando apenas se a resposta do aluno está correta ou não), situado (identificando as necessidades específicas do aluno) e estratégico (sugerindo pistas para a construção do sentido do texto). A testagem do sistema com professores e alunos sugere que a preparação de atividades que usam um sistema de autoria pode contribuir não só para a melhoria do ensino a distância, mas também para o ensino presencial e para a formação do próprio professor.
Downloads
Referências
BARRETO, R. G. Ensino a distância: uma tentativa de aproximação. In: CONGRESSO DA ASSEL, 7, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ASSEL-RIO, p. 179-190, 1998.
ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Oxford: Basil Blackwell, 1990. 240 p.
GREENSPAN, S. I. & BENDERLY, B. L. The growth of the mind and the endangered origins of intelligence. New York: Harpercollins Publishers, 1998. 364 p.
HAYBRON, R. Too much emphasis on computers. Cleveland Plain Dealer, Aug. 6, 1996, p. 8E.
KATY, K. Get that TV out of your children's bedroom. U.S. News and World Report, Nov. 29, 1999, p. 79.
LEFFA, V. J. Ensino de Línguas On-Line (ELO). Disponível em http://elo.ucpel.tche.br. Também disponível em http://www.leffa.pro.br/elo/index.html. Acesso em: 17 mar. 2003.
LOPES, H. B. T. O discurso do professor: ocupação e paráfrase. Trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro de Língüística Aplicada. Porto Alegre: 31 ago. 4 set. 1998. In: LEFFA, Vilson J. (Compilador). TELA (Textos em Lingüística Aplicada) [CD-ROM]. Pelotas: Educat, 2000.
REPORT. Fool's gold: a critical look at computers in childhood. 2003. Disponível em http://www.allianceforchildhood.net/projects/computers/computers_reports.htm. Acesso em: 18 mar. 2003
SCHMIDT, R. Consciousness and foreign language learning: A tutorial on the role of attention and awareness. In _____ (Ed.). Attention and awareness in foreign language teaching and learning (Technical Report No. 9). Honolulu: University of Hawai at Manoa, 1995.
SINCLAIR, J. McH.; COULTHARD, M. Towards an analysis of discourse: the English used by teachers and pupils. Oxford: OUP, 1975.
SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


