Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Tipos de documentos aceitos

  1. A Revista Brasileira de Linguística Aplicada segue a comunicação de pesquisa no modus operandi de Ciência Aberta, e recebe submissões em português, inglês e espanhol, que tratem dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real, relacionados à aprendizagem de línguas ou à língua em uso em contextos diversos. A revista publica preferencialmente artigos científicos e/ou ensaios acadêmicos, mas também aceita entrevistas, desde que contenham referências.
  2. A RBLA aceita a submissão de preprints dos seguintes servidores: SciELO Preprints, arXiv, bioRxiv e medRxiv. A aceitação de preprints de outros servidores será analisada pelos editores do periódico. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores e essa condição deve ser comunicada no ato da submissão, bem como o link de acesso à versão preprint, não implicando em demérito para a contribuição.
  3. A RBLA aceita trabalhos resultantes de pesquisa de mestrado ou doutorado, e cabe aos autores informar esta condição no ato de submissão. O orientador da pesquisa não deve ser incluído entre os autores do trabalho, podendo ser mencionado na seção “Agradecimentos”.
  4. Terão prioridade de publicação os artigos que apresentem resultados de pesquisa e que tragam contribuições novas para a área de Linguística Aplicada. A revista não publica relatos de experiência.
  5. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores. Os editores não assumem nenhuma responsabilidade por opiniões ou afirmações dos autores.

Declaração de disponibilidade de dados

 Os autores devem declarar a disponibilidade dos dados usados e gerados na pesquisa, por meio do preenchimento do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser anexado à submissão. Autores são encorajados a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas, conforme o caso.

Contribuição dos Autores

  1. Em caso de trabalhos em coautoria, todos os autores devem ser indicados na página de registro da submissão, pelo autor responsável pela submissão.
  2. Os autores devem enviar documento assinado, ou com confirmação digital, declarando a responsabilidade de cada autor pelo conteúdo. Em conformidade com as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE) e da Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, art. 15, § 1), a RBLA considera autores aqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, a interpretação dos dados e o desenvolvimento do texto. Todos os colaboradores que não se ajustarem a esses critérios, incluindo orientadores de mestrado e doutorado e supervisores de pós-doutorado, não devem ser incluídos entre os autores, e podem ser mencionados nos agradecimentos.

Preparação do Manuscrito  

A RBLA aceita dois gêneros de trabalho: artigos e entrevistas (desde que contenham referências). As contribuições devem ser submetidas com a seguinte estrutura:

Artigos

  • Título em português;
  • Título em inglês (quando a contribuição for em língua inglesa, deve vir acompanhada de título em português);
  • Resumo de entre 150 e 250 palavras, em português e inglês;
  • Palavras-chave nos dois idiomas;
  • Texto;
  • Agradecimentos (opcional);
  • Financiamento (obrigatório em pesquisas financiadas);
  • Lista de referências;
  • Os artigos devem ter entre 7.000 e 12.000 palavras (incluindo referências, notas e ilustrações);
  • Para artigos em espanhol, incluir título, resumo e palavras-chave em espanhol, português e inglês.

Entrevistas

  • Título na língua do texto e em inglês (quando a entrevista for em inglês, deve ser acompanhada de título em português);
  • Texto;
  • Agradecimentos (opcional);
  • Financiamento (obrigatório em pesquisas financiadas);
  • Lista de referências (é obrigatório que as entrevistas tenham referências para serem aceitas);
  • Para entrevistas em espanhol, incluir título em espanhol, português e inglês.
  1. Para todos os gêneros de trabalho, os seguintes dados são obrigatórios e devem ser informados no formulário de submissão:
  • Nome(s) do(s) autor(es);
  • Instituição / Filiação do(s) autor(es), no seguinte formato: Nome da Instituição por Extenso (Sigla da Instituição), Cidade, Estado/Sigla do Estado, País.
  • E-mails válidos do(s) autor(es), para contato;
  • ORCID ID de todos os autores (caso o autor ainda não tenha registro nessa base, é possível fazê-lo em: https://orcid.org/register. Após o cadastro, será disponibilizado um número identificador único em forma de URL);
  • Agências de financiamento, se for o caso;
  • Documentos suplementares (vide seção específica, adiante).
  1. As contribuições devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com seções e subseções numeradas sequencialmente com números arábicos e sem pontuação entre a numeração e o título. Os títulos das seções não devem conter recuo;
  2. O rodapé deve ser reservado para notas explicativas. Notas de citação devem vir no corpo do texto, no formato autor-data da ABNT.
  3. Notas de agradecimento devem vir ao fim do texto, em seção à parte intitulada “Agradecimento”. Nessa seção pode ser informado o nome do orientador do trabalho, que não deve constar como coautor. Caso seja necessário omitir parte da informação para garantir o anonimato da submissão, a nota completa deve ser enviada em arquivo suplementar;
  4. Notas de financiamento devem vir ao final do texto, em seção à parte intitulada “Financiamento”. Esta seção é obrigatória para pesquisas que recebam apoio financeiro. Caso seja necessário omitir parte da informação para garantir o anonimato da submissão, a nota completa deve ser enviada em arquivo suplementar;
  5. O trabalho deve ser enviado anonimamente, sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es). Caso trabalhos do(s) autor(res) sejam citados, as referências devem ser completamente substituídas por “XXX” na lista de referências e no corpo do texto. A lista completa deve ser enviada em documento suplementar.

Ativos Digitais

  1. As ilustrações, como tabelas, quadros, figuras, diagramas e demais ativos digitais presentes nos documentos devem ter no mínimo 150 dpi.
  2. As ilustrações deverão vir acompanhadas de títulos numerados e fonte (mesmo quando forem originais do trabalho). O título deve vir acima e a fonte abaixo da ilustração, no formato ABNT (NBR 6022, 2018).
  3. Recomenda-se o envio das ilustrações também à parte, para evitar a perda de resolução. O local das ilustrações deve ser marcado no texto.

Citações e Referências

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520, 2023; NBR 6023, 2018), cujas diretrizes básicas são:

1. Citações

  • Citações de até três linhas deverão vir entre aspas na sequência do texto.
  • Citações de mais de três linhas deverão vir em parágrafo à parte, recuado a 4 cm da margem esquerda, justificado, em fonte tamanho 10.
  • Citações em língua estrangeira deverão vir traduzidas no corpo do texto, inserindo-se o texto fonte em rodapé. O autor das traduções deve ser informado após a indicação da página da citação, conforme as orientações da NBR 10520 (2023) – deve haver atenção às terminologias passíveis de tradução.
  • Intervenções (alterações, inclusões) do autor na citação direta devem ser indicadas por colchetes (vide exemplo da alínea c).
  • Supressões nas citações diretas devem ser indicadas por reticências entre colchetes: […].
  • As expressões idem, ibidem, cit. e loc. cit. não devem ser usadas.
  • O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.
  • Notas de referência: são notas que indicam as fontes das obras citadas ou remetem a outros pontos do próprio texto. Deve-se seguir o sistema autor-data da ABNT (NBR 10520, 2023), cujas orientações básicas são:

a) Citação indireta precedida de menção ao autor: o sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano entre parênteses (a indicação da página é opcional):

EXEMPLO: Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.

b) Citação indireta sem prévia menção ao autor: sobrenome do autor também em caixa alta-baixa e ano devem vir entre parênteses após a citação. A indicação da página é opcional.

EXEMPLO: Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo (Elia, 1979, p. 42).

c) Citação direta precedida de menção ao autor: o sobrenome do autor deve vir em caixa alta-baixa seguido do ano e da página entre parênteses:

EXEMPLO: Como lembra Elia (1979, p. 5), “[u]m dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum […] do qual aquelas são fases ou diferenciações”.

d) Citação direta sem prévia menção ao autor: sobrenome do autor também em caixa alta-baixa, ano e página devem vir entre parênteses, após a citação:

EXEMPLO: São chamados de superestratos “[a]s línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la” (Elia, 1979, p. 110).

e) Citações de fontes com quatro ou mais autores: pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência devam constar todos os autores. Qualquer que seja o formato adotado, ele deve ser uniforme em todas as citações do documento.

EXEMPLO: De acordo com Maciel et al. (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada”.

 EXEMPLO: De acordo com Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019, p. 163), “a amostra não é representativa das mulheres que praticam atividade física em Brasília-DF, trata-se de uma amostragem feita por conveniência. Na literatura científica são raros estudos voltados para a faixa etária investigada”.

2. Referências

a) Livro

COATES, J. Women Talk. Oxford: Blackwell, 1996. 324p.

KASPER, G.; KELLERMAN, E. Communication Strategies: Psycholinguistic and Sociolinguistic Perspectives. Essex: Addison Wesley Longman, 1996. 398p.

 b) Capítulo de livro

FREEMAN, D. Redefining the Relationship Between Research and What Teachers Know. In: BAILEY, K. M.; NUNAN, D. (ed.). Voices from the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 88-115.

c) Artigo em periódico

JENSEN, J. B. A investigação de formas de tratamento e a telenovela: a escalada, parte 1. Revista Brasileira de Linguística, Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 43-73, 1977.

d) Anais

DELL'ISOLA, R. L. P. Ensino de língua portuguesa: ações meta e epilinguísticas em coleção didática. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, 3., 2012, Macau. Anais […]. Macau: Universidade de Macau, 2012. p. 568-576.

CARMAGNANI, A. M. G. Individualised Instruction; Reporting an Experience. In: NATIONAL BRAZ-TESOL CONVENTION, 3., 1994, São Paulo. Proceedings […]. São Paulo: BRAZ-TESOL, 1994. p. 236-243.

e) Dissertação e tese

DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999.

f) Documento eletrônico

As referências são seguidas de DOI: .... Disponível em: http://...... Acesso em:

CRUZ, M. C. E.; TORO, O. D.; SEGUEL, A. C. Interacciones discursivas de mediación lectora de profesorado de excelencia de educación primaria en diversas disciplinas: ¿Qué pueden aportar a las prácticas pedagógicas? Rev. Bras. Linguist. Apl., Belo Horizonte, v. 24, n. 4, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202434249. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/nhLpJbWVC5tmmGkdzjB7hQJ/abstract/?lang=es. Acesso em: 8 maio 2025.

FIGUEIREDO, R. S. Podcast para expresão oral em sala de aula. 2024. 254 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30469. Acesso em: 30 abr. 2025.

g) Nas referências, indica-se o título, os acréscimos ao título (número da edição, prefácio, tradução, notações sobre reedição) e local da edição, sempre na língua da publicação que está sendo referenciada.

h) Links devem ser mantidos ativos.

 Documentos Suplementares

 Os autores devem ficar atentos aos seguintes documentos suplementares que o trabalho pode requerer (alguns são obrigatórios e a submissão não será aceita sem o seu envio):

  • Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta (documento obrigatório para todas as submissões);
  • Declaração do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): caso a contribuição envolva pesquisa realizada com seres humanos, será obrigatório o envio da avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com apresentação do número CAAE, ou de outros órgãos de ética em pesquisa equivalentes. Os autores devem observar a Resolução CNS nº 674/2022, no que se refere à necessidade ou não de apreciação do trabalho pelo Sistema CEP/Conep;
  • Declaração de contribuição específica dos autores: caso o trabalho tenha sido realizado em coautoria, será obrigatório anexar documento, assinado, declarando a contribuição específica de cada autor na elaboração do manuscrito;
  • Declaração de uso de recurso de inteligência artificial: declaração, obrigatória para todas as submissões, informando se recusos de inteligência artificial foram ou não usados no trabalho e de que forma;
  • Lista completa de referências: caso tenham sido citados trabalhos do(s) autor(es), será necessário enviar, em documento suplementar, a lista das referências de trabalhos próprios omitidas na submissão para se manter o anonimato.

Uso de recursos de Inteligência Artificial (IA)

  1. A RBLA não reconhece a autoria de textos produzidos a partir de ferramentas de inteligência artificial. Entretanto, admite o emprego de tais ferramentas de modo ético, como suporte na melhoria da redação, como recurso de revisão textual ou de normalização; como auxiliar na construção de ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, entre outros usos similares. A RBLA não recomenda a utilização de IA para análises e reflexões, que devem ser autorais.
  2. Os autores devem informar no manuscrito todo e qualquer uso de IA que fizerem, e serão integralmente responsáveis pelo conteúdo apresentado. Para tanto, devem se orientar pelo “Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial”, da Rede SciELO.

Envio dos manuscritos

Os textos devem ser submetidos através da página da revista no Portal de Periódicos da UFMG, disponível no link: http://www.periodicos.ufmg.br/index.php/rbla. O autor precisa estar registrado como autor para enviar seu manuscrito. Não serão aceitos trabalhos submetidos por outros meios.

Condições para submissão

Ao enviar seu manuscrito, o(s) autor(es) concordam estar cientes e em conformidade com os seguintes critérios:

  • A contribuição é original e não foi publicada, integral ou parcialmente, em outro meio, impresso ou eletrônico, ainda que em outra língua; bem como não foi submetida a outro periódico, simultaneamente, para avaliação. Caso contrário, o(S) autor(es) justificará(ão) a situação em "Comentários ao editor".
  • A contribuição está de acordo com as Diretrizes para Autores e as políticas da revista.
  • A contribuição é anônima e todos os dados que poderiam identificar autoria foram suprimidos.
  • A contribuição acompanha o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta, preenchido e assinado.
  • A contribuição traz Declaração do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). com apresentação do número CAAE, ou de outro órgão de ética em pesquisa equivalente, caso o estudo envolva pesquisa realizada com seres humanos.
  • A contribuição traz Declaração da contribuição específica de cada autor, assinada, caso o trabalho tenha sido realizado em coautoria.
  • A contribuição traz Declaração de uso de recurso de inteligência artificial, declarando o uso ou não desse tipo de recurso e a forma de uso, em caso afirmativo;
  • O(s) autor(es) confirmam ter autorização dos participantes da pesquisa para divulgar os dados produzidos, mesmo que o anonimato seja garantido.
  • O(s) autor(es) se compromete(m) a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho, em qualquer estágio de seu processamento ou depois de sua publicação, e a colaborar com os editores para que seja feita a devida correção ou retratação do texto, quando for o caso.

Política de Privacidade

Os dados informados pelos usuários desta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.