A interação e o processo de negociação em L2
Abstract
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a interação e as negociações desencadeadas por atividades comunicativas em uma sala de aula de nível básico de francês como segunda língua (L2). A partir da teoria sociointeracionista (VYGOTSKY, 1998), os resultados obtidos demonstraram que o processo interacional incentiva a troca de informações entre os aprendizes, favorecendo a negociação, e, também, que os aprendizes utilizaram estratégias de mediação para realizar as suas negociações. Os aprendizes receberam input modificado e tiveram mais oportunidades para a produção de output compreensível. Este relato, portanto, mostra que, ao negociar para a compreensão e a produção de textos em L2, os aprendizes se comprometeram, tornando-se agentes responsáveis e, sobretudo, colaboradores do processo de ensino/aprendizagem da L2.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALLWRIGHT, D. Turns, topics and tasks. In: LARSEN-FREEMAN, D. (Ed.). Discourse analysis in second language research. Rowley: Newbury, 1980.
BASSI, C.E. O efeito de negociações: a co-construção de conhecimento em sala de aula de francês como L2. 2002. 208 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
CHAUDRON, C. Second language classrooms. New York: Cambridge Univ. Press, 1988.
CAZDEN, C. B. Classroom discourse. Portsmouth: Heinemann, 1988. p. 159-96.
DiCamilla, F. J.; ANTÓN, M. Repetition in the collaborative discourse of L2 learners. The Canadian Modern Language Review, v. 53, n. 4, p. 609-29, June 1997.
DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J. P.; APPEL, G. (Ed.). Vygotskian approaches to second language research. New Jersey: Ablex, 1994. p. 33-56.
DONATO, R. Vygotskian contributions to understanding the foreign and second language classroom. In: World Congress of Applied Linguistics, 11, 1996, Finland: AILA.
DONATO, R. Sociocultural contributions to understanding the foreign and second language classroom. In: LANTOLF, J. P. (Ed.). Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford Univ. Press, 2000. p. 27-50.
DONATO, R.; LANTOLF, J. P. The dialogic origins of L2 monitoring. In: BOUTON, L. F.; KACHRU,Y. (Ed.). Pragmatics and language learning. Urbana-Champaign, IL: Division of English as an International Language, 1990. v. 1, p. 83-97.
ELLIS, R. Learning a second language through interaction. Amsterdam: J. Benjamins, 1999. 285 p.
FIGUEIREDO, F. J. Q. Correção com os pares: os efeitos do processo da correção dialogada na aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2001. 340 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
FORMAN, E. A; CAZDEN, C. B. Exploring vygotskian perspectives in education. In: WERTCH, J. V. (Ed.). Culture, communication and cognition. New York: Cambridge Univ. Press, 1985. p. 323-47.
FREEMAN, D. Collaboration: constructing shared understandings in a second language classroom. In: NUNAN, D (Ed.). Collaborative language learning and teaching. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1992. p. 56-80.
GASS, S. M.; VARONIS, E. M. Input, interaction, and second language production. Studies in Second Language Acquisition, v. 16, p. 283-302, 1994.
GASS, S. M.; VARONIS, E. M. Task variation and non-native/non-native negotiation of meaning. In: GASS, S. M.; MADDEN, C. G. (Ed.). Input and second language acquisition. Rowley: Newbury, 1985. p 149-61.
GASS, S. M.; SELINKER, L. Looking at interlanguage process. In: GASS, S. M.; SELINKER, L. (Ed.). Second language acquisition. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1994, cap. 6, p. 139-64.
GAUDET, D. et al. La coopération en classe. Montréal: Chenelière/McGraw-Hill, 1998. 221 p.
KLINGER, J. K.; VAUGHN, S. The helping behaviors of fifth graders while using collaborative strategic reading during ESL content classes. Tesol Quarterly, v. 34, n. 1, p. 69-95, 2000.
KRASHEN, S. D. The input hypothesis. Harlow: Longman, 1983.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. Focus on form and corrective feedback in communicative language teaching. Studies in Second Language Acquisition, v. 12, p. 429-48, 1990.
LONG, M. Native speakers/non-native speakers conversation and the negociation of comprehensible input. Applied Linguistics, v. 4, n. 2, p. 126-41, 1983.
LONG, M. The role of the linguistic environment is second language acquisition. In: RITCHIE, W. C.; BATHIA, T. K. (Ed.). Handbook of second language acquisition. New York: Academic Press, 1996. p. 413-68.
LYSTER, R.; RANTA, L. Corrective feedback and learner uptake. Studies in Second Language Acquisition, v. 19, n. 1, p. 37-66, 1997.
PAIVA, V. L. M. O. Diários online na aprendizagem de língua inglesa mediada por computador. In: MARI, H. et al. (Org.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 1999. p. 359-78.
PICA, T. Research on negociation. Language Learning, v. 44, n. 3, p. 493-527, Sept. 1994.
PICA, T. Second language acquisition, social interaction, and the classroom. Applied Linguistics, v. 8, n. 1, p. 3-21, 1987.
PICA, T. et al. Comprehensible output as an outcome of linguistic demands on the learner. Studies in Second Language Acquisition, v. 11, p. 63-90, 1989.
PICA, T. et al. Language learners interaction. TESOL Quarterly, v. 30, n. 1, p. 59-83, Spring. 1996.
PICA, T. et al. Language learning through interaction. Studies in Second Language Acquisition, v. 13, n. 3, p. 343-76, 1991.
PICA, T.; YOUNG, R.; DOUGHTY, C. The impact of interaction on comprehension. Tesol Quarterly, v. 21, n. 4, p. 737-58, Dec. 1987.
SCHMIDT, R. W.; FROTA, S. N. Developing basic conversational ability in a second language. In: DAY, R. (Ed.). Talking to learn. Rowley: Newbury, 1986. p. 237-326.
SELINKER, l. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics, v. 10, p. 209-31, 1972.
STEVAHN, L; BENNETT, B; ROLHEISER, C. L'apprentissage coopératif. Toronto: Educational Connections, 1995. 344 p.
SWAIN, M. Collaborative dialogue: its contribution to second language learning. Trabalho apresentado no The Annual AAAL Conference. Long Beach: California, 1995a.
SWAIN, M. Communicative competence. In: GASS, S.; MADDEN, C. (Ed.). Input in SLA. Rowley: Newbury, 1985. p. 235-53.
SWAIN, M. Focus on form through conscious reflection. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1998. p. 64-82.
SWAIN, M. The output hypothesis and beyond. In: LANTOLF, J. P. (Ed.). Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford Univ. Press, 2000. cap. 4, p. 97-114.
SWAIN, M. Three functions of output in second language learning. In: COOK, G., SEIDLHOFER, B. (Ed.). Principle & practice in Applied Linguistics. Oxford: Oxford Univ. Press, 1995b. p. 125-44.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Problems in output and the cognitive process they generate. Applied Linguistics, v. 16, n. 3, p. 371-91, 1995.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Focus on form through collaborative dialogue. In: BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. (Ed.). Researching pedagogic tasks - second language learning, teaching and testing. London: Longman/Pearson Education, 2001. 258 p.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Interaction and second language learning. The Modern Language Journal, v. 82, n. 3, p. 320-37, 1998.
TUDGE, J. Vygotsky, the zone of proximal development, and peer collaboration. In: MOLL, L. C. (Ed.). Vygotsky and education. New York: Cambridge Univ. Press, 1990. p. 155-72.
TSUI, A. B. M. Introducing classroom interaction. London: Penguin English, 1995. 122 p.
VAN DEN BRANDEN, K. Effects of negotiation on language learners' output. Language Learning, v. 47, n. 4, p. 589-636, Dec. 1997.
VARONIS, E. M.; GASS, S. Non-native / non-native conversations. Applied Linguistics, v. 6, n. 1, p. 71-90, 1985.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: M. Fontes, 1998. 168 p.
WELLS, G. Using L1 to master L2. The Canadian Modern Language Review, v. 54, n. 3, p. 343-53, Apr. 1998.
WERTSCH, J. V. Voices of the mind. Cambridge: Harvard Univ. Press, 1991. 165 p.
WHITE, J. Getting the learners' attention. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. (Ed.). Focus on form in classroom second language acquisition. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1998. p. 85-113.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


