A gramática a serviço do desenvolvimento da escrita

Autori

  • Edilaine Buin UNICAMP Autor

Abstract

Este trabalho discute as condições atuais de ensino de língua portuguesa e, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), propõe uma metodologia de ensino de língua materna cujas aulas de gramática estejam a serviço do desenvolvimento da escrita. Para isso, analisa uma redação narrativa de uma aluna de 5ª série do Ensino Fundamental II da rede pública do Estado de São Paulo, com ênfase no uso pronominal, e, a partir dessa redação, sugere um encaminhamento para as aulas de gramática. Trata-se de uma tentativa de aliar a teoria lingüística de ensino de língua materna à prática docente.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. Campinas: Papirus, 2000.

PERINI, M. A. Sofrendo a Gramática. São Paulo: Ática, 2000.

HALLIDAY, M.A.K. An itroduction to Functional Grammar. Great Britain: Edward Arnold, 1985.

ILARI, R. A lingüística e o ensino de português. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

NEVES, M.H. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto,2004.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental II. Brasília: MEC, 1998.

RUIZ, E. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. & colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SIGNORINI, I.; SILVA, W.R.; TORQUATO, C.; MORAES, E.M.M.; ALVES FILHO, F.; PENTEADO, A.E.A.; RUIZ, E. & BUIN, E. Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa no ciclo II do Ensino Fundamental. Teia do Saber. Pro-Reitoria de Extensão/ Unicamp/ SEE. Aceito para publicação, 2004.

SILVA, W. Gramática no texto injuntivo: investigando o impacto dos PCN. 2004. Dissertação (Mestrado) - IEL/Unicamp.

VELOSO, C. Dom de Iludir. In: VELOSO, Caetano. Meu nome é gol. CD 83684-2. Polygram, 1988.

Pubblicato

2012-02-10