Cognição, emoção e reflexão na sala de aula
por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês
Abstract
Este artigo propõe articular a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana (1998) à pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly (2000), de modo a propor uma abordagem sistêmica para a pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de inglês e superar a dicotomia teoria-prática que domina comumente a reflexão no campo. Para tanto, apresento o estudo de uma narrativa em contexto de sala de aula de inglês que irá lançar luzes sobre a natureza histórica das relações operacionais entre emoção e cognição. Defendo que as emoções e a história de vida da participante da pesquisa especificam suas ações na sala de aula. Argumento que a construção de narrativas propicia a emergência de uma atitude reflexiva que possibilita transformações nas emoções e ações na conduta de sala de aula. Com isso, pretendo contribuir para a expansão de nossos horizontes reflexivos sobre a inter-relação entre linguagem, cognição e emoção, fundamental para nossa compreensão da sala de aula.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARAGÃO, R. Reflexões Epistemológicas sobre o Campo de Ensino e Aprendizagem de Segunda Língua e sua Relevância para a Prática de Sala de Aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte. (Inédita)
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey Bass Publishers, 2000. p.4-26.
ELLIS, R. The Study of Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press,1994.
GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente - Uma história da revolução cognitiva. São Paulo: Edusp, 1995.
GEERTZ, C. The Interpretation of Cultures. New York: Basic Books, 1973.
JOHNSON, K.; GOLOMBEK, P. (Ed.). Teacher's Narrative Inquiry as Professional Development. New York: Cambridge University Press, 2002. p.1-13.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M.; Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980. p. 2-10.
KRAMSCH, C. Language Acquisition and Language Socialization. Ecological Perspectives. London: Continuum, 2002.
LANTOLF, J. (Ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000
LIGHTBOWN, P. M; SPADA, P. How Languages are Learned. Oxford: Oxford University Press, 1999.
MAGRO, C. Linguajando o Linguajar - da Biologia à Linguagem. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1999.
MATURANA, H. Biologia da Autoconsciência. In: MAGRO, C.; GRACIANO, M.; VAZ, N. (Org.). A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997. p.211-241.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MATURANA, H. Biologia do Conhecer e Epistemologia. In: MAGRO, C.; PAREDES,V. (Org.). Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2001. p. 19-124.
MATURANA, H.; BLOCK, S. Biologia del Emocionar y Alba Emoting. Santiago del Chile: Dolmen Ediciones, 1996.
MICCOLI, L. Learning English as a Foreign Language in Brazil: a Joint Investigation of Learner's Experiences in a University Classroom. 1997. Tese (Doutorado) - University of Toronto, Toronto. (Inédita)
RAJAGOPALAN, K. Por uma Lingüística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. p. 77-81.
REDDY, M. The Conduit Metaphor: a case of frame conflict in our language about language. In: ORTONY, A. (Ed.). Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. p. 164-201.
ROBINSON, P. Cognition and Second Language Instruction. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
TELLES, J. "É pesquisa, é? Ah, não quero não bem!" Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem e Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002.
TELLES, J. Reflexão e identidade profissional do professor de LE: Que histórias contam os futuros professores? Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 4, n. 2, p. 57-83, 2004.
VANLIER, L. The Ecology and Semiotics of Language Learning. A Sociocultural Perspective. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 2004.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


