A aquisição do Present Perfect
um estudo de caso
Abstract
Empregando uma abordagem orientada pelo significado e outra orientada pela forma em corpora de redações, entrevistas e role-plays, analisou-se a aquisição do present perfect por dezoito aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. Os dados revelaram duas categorias principais de situações, como concebidas pelos aprendizes – pertencentes ao passado ou ao presente –, em contraste com a moldura temporal contínua única, expressa pela forma alvo. Como indício de transferência de L1, observou-se uma forte tendência inicial ao uso de advérbios durativos em combinação com o past simple em contextos perfectivos de experiência, resultado atual e evento recente e em contextos de experiência imperfectiva. Esses recursos lexicais, os advérbios, também acompanharam o present simple e o present continuous nos contextos imperfectivos de continuação. Isoladas as dificuldades com a fonologia dos passados regulares, a emergência da forma alvo coincidiu, na maioria dos casos, com a fase final da aquisição do past simple. O recurso morfológico HAVE –ed foi empregado com maior sucesso em contextos imperfectivos de continuação, correspondendo ao uso do pretérito perfeito composto em português.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, João de. Introdução ao estudo das perífrases verbais do infinitivo. Assis, São Paulo: ILHPA-HUCITEC, 1980.
BARDOVI-HARLIG, Kathleen. Another piece of the puzzle: The emergence of the Present Perfect. Language Learning, v. 51, p. 215-64, 2001.
______. Tense and aspect in second language acquisition: form, meaning and use. Malden and Oxford: Blackwell Publishers, 2000.
BRINTON, Laurel J. The development of English aspectual systems: aspectualizers and post-verbal particles. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
BROWN, James D. Understanding research in second language learning. 5th printing. New York: Cambridge University Press, 1995.
CÂMARA JR. Joaquim Mattoso – Princípios de lingüística geral. 4ª ed. 4ª imp. Rio: Livraria Acadêmica, 1970.
CELCE-MURCIA, M.; LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book – an ESL/EFL teacher's course. 2 ed. Newbury: Heinle & Heinle, 1999.
COMRIE, Bernard. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.
CORÔA, Maria Luiza M. S. O tempo nos verbos do português: uma introdução à sua interpretação semântica. Brasília: Thesaurus, 1985.
DUTRA, Deise P. The acquisition of English root modality by non-native speakers. 1998. Tese (Doutorado em Lingüística) – College of Liberal Arts and Sciences, University of Florida.
EL-DASH, Linda G.; BUSNARDO, Joanne. Tempos verbais em inglês e português: escolhas pragmáticas a partir de aspectos semânticos. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 40, p. 63-9, jul./dez. 2002.
ELLIS, R. The study of second language acquisition. 6th printing. Oxford: Oxford University Press, 1999.
GOHN, Carlos A. O "present perfect": dificuldades de conceitualização e de ensino. 1981. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
HATCH, Evelyn, LAZARATON, Anne. The research manual: design and statistics for applied linguistics. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1991.
KENNEDY, Graeme. An introduction to Corpus Linguistics. 2nd imp. London & New York: London, 1999.
KLEIN, Wolfgang. Second language acquisition (Cambridge Textbooks in Linguistics). (Zweitspracherwerb: eine Einführung, Athenäum Verlag, 1984) Traduzido para o inglês por Bohuslaw Jankowsky. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
LANGACKER, Ronald W. Grammar and conceptualization. Berlim: Mouton de Gruyter, 2000.
______. A Dynamic Usage-Based Model. In: BARLOW, Michael; KEMMER, Suzanne (Eds.). Usage-Based Models of Language. Stanford: Center for the Study of Language and Information, 2000, p.1-63.
______. Foundations of cognitive grammar: theoretical prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1999a. v.1.
______. Foundations of cognitive grammar: descriptive application. Stanford: Stanford University Press, 1999b. v.2.
______. Remarks on English aspect. In: HOPPER, Paul J. (Ed.). Tense - aspect: between semantics and pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1982. p.265-304.
LARSEN-FREEMAN, Diane; KUEHN, Tom; HACCIUS, Mark. Helping students make appropriate English verb tense-aspect choices. Tesol Journal, v.11, n.4. winter 2002.
LI, C.; THOMPSON, S.; THOMPSON, R. The discourse motivation for the perfect aspect: the Mandarin particle le. In: HOPPER, Paul J. (Ed.). Tense - aspect: between semantics and pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1982. p.265-304.
MELLO, Heliana; DUTRA, Deise. The teaching of English aspectual categories to Brazilian Portuguese speakers: a cognitive grammar-based approach. Series B: Applied and Interdisciplinary Papers. Essen: LAUD, 2000.
NUNAN, David. Research methods in language learning. 2nd printing. Cambridge, Massachussets: Cambridge University Press, 1994.
OLIVEIRA, Aparecida de A. Um olhar cognitivo sobre o 'perfeito' da língua inglesa. In: MELLO, Heliana R. (Org.). Lingüística Cognitiva: perspectivas. (No prelo).
SQUARTINI, Mario; BERTINETTO, Pier Marco. The simple and compound past in Romance languages. In: DAHL, Osten (Ed.). Tense and aspect in the languages of Europe. Berlim: Mouton de Gruyter, 2000.
WALKER, Ralph H. Teaching the present perfect tenses. Tesol Quarterly Alamosa: Cybertech Enterprises, v.1, n. 4, p.17-30, 1997. CD-ROM.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


