A aquisição do Present Perfect

um estudo de caso

Autori

  • Aparecida de Araújo Oliveira UFMG Autor

Abstract

Empregando uma abordagem orientada pelo significado e outra orientada pela forma em corpora de redações, entrevistas e role-plays, analisou-se a aquisição do present perfect por dezoito aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. Os dados revelaram duas categorias principais de situações, como concebidas pelos aprendizes – pertencentes ao passado ou ao presente –, em contraste com a moldura temporal contínua única, expressa pela forma alvo. Como indício de transferência de L1, observou-se uma forte tendência inicial ao uso de advérbios durativos em combinação com o past simple em contextos perfectivos de experiência, resultado atual e evento recente e em contextos de experiência imperfectiva. Esses recursos lexicais, os advérbios, também acompanharam o present simple e o present continuous nos contextos imperfectivos de continuação. Isoladas as dificuldades com a fonologia dos passados regulares, a emergência da forma alvo coincidiu, na maioria dos casos, com a fase final da aquisição do past simple. O recurso morfológico HAVE –ed foi empregado com maior sucesso em contextos imperfectivos de continuação, correspondendo ao uso do pretérito perfeito composto em português.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, João de. Introdução ao estudo das perífrases verbais do infinitivo. Assis, São Paulo: ILHPA-HUCITEC, 1980.

BARDOVI-HARLIG, Kathleen. Another piece of the puzzle: The emergence of the Present Perfect. Language Learning, v. 51, p. 215-64, 2001.

______. Tense and aspect in second language acquisition: form, meaning and use. Malden and Oxford: Blackwell Publishers, 2000.

BRINTON, Laurel J. The development of English aspectual systems: aspectualizers and post-verbal particles. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

BROWN, James D. Understanding research in second language learning. 5th printing. New York: Cambridge University Press, 1995.

CÂMARA JR. Joaquim Mattoso – Princípios de lingüística geral. 4ª ed. 4ª imp. Rio: Livraria Acadêmica, 1970.

CELCE-MURCIA, M.; LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book – an ESL/EFL teacher's course. 2 ed. Newbury: Heinle & Heinle, 1999.

COMRIE, Bernard. Aspect: an introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.

CORÔA, Maria Luiza M. S. O tempo nos verbos do português: uma introdução à sua interpretação semântica. Brasília: Thesaurus, 1985.

DUTRA, Deise P. The acquisition of English root modality by non-native speakers. 1998. Tese (Doutorado em Lingüística) – College of Liberal Arts and Sciences, University of Florida.

EL-DASH, Linda G.; BUSNARDO, Joanne. Tempos verbais em inglês e português: escolhas pragmáticas a partir de aspectos semânticos. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 40, p. 63-9, jul./dez. 2002.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. 6th printing. Oxford: Oxford University Press, 1999.

GOHN, Carlos A. O "present perfect": dificuldades de conceitualização e de ensino. 1981. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

HATCH, Evelyn, LAZARATON, Anne. The research manual: design and statistics for applied linguistics. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1991.

KENNEDY, Graeme. An introduction to Corpus Linguistics. 2nd imp. London & New York: London, 1999.

KLEIN, Wolfgang. Second language acquisition (Cambridge Textbooks in Linguistics). (Zweitspracherwerb: eine Einführung, Athenäum Verlag, 1984) Traduzido para o inglês por Bohuslaw Jankowsky. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

LANGACKER, Ronald W. Grammar and conceptualization. Berlim: Mouton de Gruyter, 2000.

______. A Dynamic Usage-Based Model. In: BARLOW, Michael; KEMMER, Suzanne (Eds.). Usage-Based Models of Language. Stanford: Center for the Study of Language and Information, 2000, p.1-63.

______. Foundations of cognitive grammar: theoretical prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1999a. v.1.

______. Foundations of cognitive grammar: descriptive application. Stanford: Stanford University Press, 1999b. v.2.

______. Remarks on English aspect. In: HOPPER, Paul J. (Ed.). Tense - aspect: between semantics and pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1982. p.265-304.

LARSEN-FREEMAN, Diane; KUEHN, Tom; HACCIUS, Mark. Helping students make appropriate English verb tense-aspect choices. Tesol Journal, v.11, n.4. winter 2002.

LI, C.; THOMPSON, S.; THOMPSON, R. The discourse motivation for the perfect aspect: the Mandarin particle le. In: HOPPER, Paul J. (Ed.). Tense - aspect: between semantics and pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1982. p.265-304.

MELLO, Heliana; DUTRA, Deise. The teaching of English aspectual categories to Brazilian Portuguese speakers: a cognitive grammar-based approach. Series B: Applied and Interdisciplinary Papers. Essen: LAUD, 2000.

NUNAN, David. Research methods in language learning. 2nd printing. Cambridge, Massachussets: Cambridge University Press, 1994.

OLIVEIRA, Aparecida de A. Um olhar cognitivo sobre o 'perfeito' da língua inglesa. In: MELLO, Heliana R. (Org.). Lingüística Cognitiva: perspectivas. (No prelo).

SQUARTINI, Mario; BERTINETTO, Pier Marco. The simple and compound past in Romance languages. In: DAHL, Osten (Ed.). Tense and aspect in the languages of Europe. Berlim: Mouton de Gruyter, 2000.

WALKER, Ralph H. Teaching the present perfect tenses. Tesol Quarterly Alamosa: Cybertech Enterprises, v.1, n. 4, p.17-30, 1997. CD-ROM.

Pubblicato

2012-02-11