Experiências vividas no planejamento de cursos instrumentais

percursos de transformação numa abordagem heurístico-fenomenológico-hermenêutica

Autori

  • Orlando Vian Jr. UFRN Autor

Parole chiave:

experiências vividas, planejamento de cursos instrumentais, abordagem heurístico-femomenológico-hermenêutica

Abstract

A partir do conceito de contínuo experiencial (DEWEY, 1938/1997), relato experiências vividas (van MANEN, 1990) no planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso para alunos iniciantes, mostrando o meu percurso profissional e minha transformação de um professor de inglês em course designer, a partir do planejamento de nove cursos instrumentais desenvolvidos em um período de cinco anos. Adoto, para relatar tais experiências, uma abordagem de cunho heurístico-fenomenológico-hermenêutico, com base na descoberta e, a partir da colocação do fenômeno de planejar cursos 'entre parênteses' (HUSSERL, 1973, 2000), interpreto-o para atingir a essência do fenômeno.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, C.D. No meio do caminho. In: Reunião - 10 livros de poesia de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974. 280 p.

BICUDO, M.A.V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167 p.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 130 p.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Teachers as curriculum planners: narratives of experience. New York/Toronto: Teachers College Press, 1988.

CORETH, E. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU, Editora Pedagógica e Universitária Ltda./Editora da Universidade de São Paulo, 1973. 202 p.

DEWEY, J. Experience and education. New York: Touchstone, 1938/1997. 171 p.

FULLAN, M. G. Turning systemic thinking on its head. Phi Delta Kappan. p. 420-423, Febr. 1996.

GADAMER, H-G. Hermenêutica como filosofia prática. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. 731 p.

HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press. 1989. 126 p.

HANNAY, L.M.; ROSS, J. A. Initiating secondary school reform: the dynamic relationship between restructuring, reculturing, and retiming. Educational Administrative Quarterly, v. 33, supplement, p. 576-603, 1997.

HEKMAN, S.J. Hermenêutica e sociologia do conhecimento. Lisboa: Edições 70, 1986. 286 p.

HUSSERL, E. The idea of phenomenology. The Hague: Martinus Nijhoff, 1973. 60 p.

HUSSERL, E. Investigações lógicas. São Paulo: Nova Cultural. 2000. 224 p. (Coleção Os Pensadores).

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. São Paulo: Madras. 2001. 173 p.

KLEINING, G.; WITT, H. The qualitative heuristic approach: a methodology for discovery in psychology and the social sciences. Rediscovering the method of introspection as an example. Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 1(1), 2000. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-00/1-00kleiningwitt-e.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2007.

KLEINING, G. & WITT, H. Discovery as basic methodology of qualitative and quantitative research. Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 2(1). 2001. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-01/1-01kleiningwitt-e.htm>. Acesso em: 1 abr. 2007.

LESTER, S. An introduction to phenomenological research. 1999. Disponível em: <http://www.devmts.demon.co.uk/resmethy.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2007.

MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. São Paulo: Cortez Editora, 1992. 142 p.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Educ/Editora Moraes, 1989.

MASINI, E.S. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez Editora, 1989. p. 59-67.

MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 2006. 279 p.

MOREIRA, D.A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2002. 152 p.

MOUSTAKAS, C. Heuristic research: design, methodology, and applications. Newbury Park: Sage, 1990. 130 p.

MOUSTAKAS, C. Phenomenological research methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. 192 p.

PESSOA, F. Eros e Psiquê. In: Cancioneiro - Fernando Pessoa: obra poética, volume único. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1960/1999. 842 p.

PUCHKIN, V.N. Heurística: a ciência do pensamento criador. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. 182 p.

RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial. 2003. 143 p.

RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da lingüística aplicada. In: MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma lingüística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 149-168.

REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 96 p.

RICOUER, P. Do texto à acção. Porto: Rés Editora, 1989. 407 p.

SÁ-CARNEIRO, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. 1101 p.

SCHLEIERMACHER F.D.E. Hermenêutica - arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Vozes, 1999. 102 p.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983. 374 p.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1987. 355 p.

SCHÖN, D. The theories of inquiry: Dewey's legacy to education. Curriculum Inquiry, v. 22, n. 2, p. 119-139, 1992a.

SCHÖN, D. A formação dos professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Ed.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992b. p. 77-91.

van MANEN, M. Researching lived experience - human science for an action sensitive pedagogy. Ann Harbor: The Althouse Press, 1990. 202 p.

VIAN JR. O. Conceito de gênero e análise de textos de vídeos institucionais. 1997. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

VIAN JR., O. O planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso: mapeamento de experiências vividas e interpretações sobre um percurso. 2002. 227 f. Tese. Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

VIAN JR. O. O ensino de inglês instrumental para negócios, a lingüística sistêmico-funcional e a teoria de gênero/registro. The ESPecialist, v. 24, n. 1, p. 1-16, 2003.

ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os ano 90. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua foramção. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992.

Pubblicato

2012-02-14