Experiências vividas no planejamento de cursos instrumentais
percursos de transformação numa abordagem heurístico-fenomenológico-hermenêutica
Parole chiave:
experiências vividas, planejamento de cursos instrumentais, abordagem heurístico-femomenológico-hermenêuticaAbstract
A partir do conceito de contínuo experiencial (DEWEY, 1938/1997), relato experiências vividas (van MANEN, 1990) no planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso para alunos iniciantes, mostrando o meu percurso profissional e minha transformação de um professor de inglês em course designer, a partir do planejamento de nove cursos instrumentais desenvolvidos em um período de cinco anos. Adoto, para relatar tais experiências, uma abordagem de cunho heurístico-fenomenológico-hermenêutico, com base na descoberta e, a partir da colocação do fenômeno de planejar cursos 'entre parênteses' (HUSSERL, 1973, 2000), interpreto-o para atingir a essência do fenômeno.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, C.D. No meio do caminho. In: Reunião - 10 livros de poesia de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1974. 280 p.
BICUDO, M.A.V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167 p.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 130 p.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Teachers as curriculum planners: narratives of experience. New York/Toronto: Teachers College Press, 1988.
CORETH, E. Questões fundamentais de hermenêutica. São Paulo: EPU, Editora Pedagógica e Universitária Ltda./Editora da Universidade de São Paulo, 1973. 202 p.
DEWEY, J. Experience and education. New York: Touchstone, 1938/1997. 171 p.
FULLAN, M. G. Turning systemic thinking on its head. Phi Delta Kappan. p. 420-423, Febr. 1996.
GADAMER, H-G. Hermenêutica como filosofia prática. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. 731 p.
HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press. 1989. 126 p.
HANNAY, L.M.; ROSS, J. A. Initiating secondary school reform: the dynamic relationship between restructuring, reculturing, and retiming. Educational Administrative Quarterly, v. 33, supplement, p. 576-603, 1997.
HEKMAN, S.J. Hermenêutica e sociologia do conhecimento. Lisboa: Edições 70, 1986. 286 p.
HUSSERL, E. The idea of phenomenology. The Hague: Martinus Nijhoff, 1973. 60 p.
HUSSERL, E. Investigações lógicas. São Paulo: Nova Cultural. 2000. 224 p. (Coleção Os Pensadores).
HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. São Paulo: Madras. 2001. 173 p.
KLEINING, G.; WITT, H. The qualitative heuristic approach: a methodology for discovery in psychology and the social sciences. Rediscovering the method of introspection as an example. Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 1(1), 2000. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-00/1-00kleiningwitt-e.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2007.
KLEINING, G. & WITT, H. Discovery as basic methodology of qualitative and quantitative research. Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 2(1). 2001. Disponível em: <http://www.qualitative-research.net/fqs-texte/1-01/1-01kleiningwitt-e.htm>. Acesso em: 1 abr. 2007.
LESTER, S. An introduction to phenomenological research. 1999. Disponível em: <http://www.devmts.demon.co.uk/resmethy.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2007.
MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. São Paulo: Cortez Editora, 1992. 142 p.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia. São Paulo: Educ/Editora Moraes, 1989.
MASINI, E.S. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez Editora, 1989. p. 59-67.
MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 2006. 279 p.
MOREIRA, D.A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2002. 152 p.
MOUSTAKAS, C. Heuristic research: design, methodology, and applications. Newbury Park: Sage, 1990. 130 p.
MOUSTAKAS, C. Phenomenological research methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. 192 p.
PESSOA, F. Eros e Psiquê. In: Cancioneiro - Fernando Pessoa: obra poética, volume único. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1960/1999. 842 p.
PUCHKIN, V.N. Heurística: a ciência do pensamento criador. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. 182 p.
RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial. 2003. 143 p.
RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da lingüística aplicada. In: MOITA LOPES, L.P. (Org.). Por uma lingüística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 149-168.
REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 96 p.
RICOUER, P. Do texto à acção. Porto: Rés Editora, 1989. 407 p.
SÁ-CARNEIRO, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. 1101 p.
SCHLEIERMACHER F.D.E. Hermenêutica - arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Vozes, 1999. 102 p.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983. 374 p.
SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1987. 355 p.
SCHÖN, D. The theories of inquiry: Dewey's legacy to education. Curriculum Inquiry, v. 22, n. 2, p. 119-139, 1992a.
SCHÖN, D. A formação dos professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Ed.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992b. p. 77-91.
van MANEN, M. Researching lived experience - human science for an action sensitive pedagogy. Ann Harbor: The Althouse Press, 1990. 202 p.
VIAN JR. O. Conceito de gênero e análise de textos de vídeos institucionais. 1997. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
VIAN JR., O. O planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso: mapeamento de experiências vividas e interpretações sobre um percurso. 2002. 227 f. Tese. Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
VIAN JR. O. O ensino de inglês instrumental para negócios, a lingüística sistêmico-funcional e a teoria de gênero/registro. The ESPecialist, v. 24, n. 1, p. 1-16, 2003.
ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os ano 90. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua foramção. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


