Narrative Reflective Writing
"It Got Easier as I Went Along"
Parole chiave:
escrita reflexiva, narrativa, educação continuadaAbstract
Tem sido discutida a idéia de que narrativas são meios naturais de signifcar a experiência, bem como de promover a ação reflexiva dos professores. Este artigo analisa tais argumentos com um olhar crítico, por meio de um estudo das respostas dos professores às narrativas como tarefas de escrita, à guisa de atividade didática. O estudo enfoca as percepções que os professores têm acerca de suas satisfações, ansiedades, confiança e entendimento em relação à escrita narrativa, antes e depois das atividades didáticas. Resultados provisórios indicam que a escrita narrativa emergiu naturalmente na maioria dos professores, mas que suas respostas tornaram-se mais positivas à medida que desenvolveram suas experiências durante a escrita narrativa, em um ambiente favorável.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARKHUIZEN, G. A narrative approach to exploring context in language teaching. English Language Teaching Journal. Advance access, doi:10.1093/elt/ccm043, 2007.
BARKHUIZEN, G.; HACKER, P. Coffee-shop narrative inquiry: implications for language teacher education. In: ANNUAL JOINT CONFERENCE OF THE LINGUISTICS SOCIETY OF SOUTHERN AFRICA, THE SOUTHERN AFRICAN APPLIED LINGUISTICS ASSOCIATION, AND THE SOUTH AFRICAN ASSOCIATION FOR LANGUAGE TEACHING, Anais. Stellenbosch, South Africa, 2008. p. 17-19.
BOLTON, G. Narrative writing: reflective enquiry into professional practice. Educational Action Research, v. 14, n. 2, p. 203-218, 2006.
CARTER, K. The place of story in the study of teaching and teacher education. Educational Researcher, v. 22, n. 1, p. 5-18, 1993.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Inc, 2000.
FARRELL, T.S.C. Reflective language teaching: from research to practice. New York: Continuum, 2008.
GOLOMBEK, P.R.; JOHNSON, K.E. Narrative inquiry as a mediational space: examining emotional and cognitive dissonance in second-language teachers' development. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 10, n. 3, p. 307-327, 2004.
JOHNSON, K.E. The sociocultural turn and its challenges for second language teacher education. TESOL Quarterly, v. 40, n. 1, p. 235-257, 2006.
LYONS, N.; LABOSKEY, V. K. (Ed.). Narrative inquiry in practice: advancing the knowledge of teaching. New York: Teachers College Press, 2002.
MILES, M.B.; HUBERMAN, A.M. Qualitative data analysis. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative knowing and the human sciences. Albany, NY: State University of New York Press, 1988.
RICHARDS, J.C.; LOCKHART, C. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
SARTWELL, C. Frankie, Oprah and me: The limits of narrative. Narrative Inquiry, v. 16, n. 1, p. 156-163, 2006.
SCHIFF, B. The promise (and challenge) of an innovative narrative psychology. Narrative Inquiry, v. 16, n. 1, p. 19-27, 2006.
SCHON, D.A. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey-Bass, Inc, 1996.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


