Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem
Parole chiave:
aquisição, pesquisa narrativa, multimídia, complexidadeAbstract
Este artigo apresenta reflexões sobre a aquisição de língua inglesa, entendida como sistema complexo em uma perspectiva êmica. Para tanto, discute aspectos da pesquisa narrativa, da multimodalidade e da complexidade da aquisição de segunda língua. Como evidências empíricas da aquisição, esta pesquisa utiliza excertos de narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa, em que os narradores revelam aspectos de seus processos de aprendizagem por meio de textos, hipertextos, imagens e sons. Essas narrativas mostram que o processo de aquisição é um sistema complexo e que a segunda língua emerge da interação entre as diferentes experiências de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BENSON, P.; NUNAN, D.C. (Ed.). Special issue on the experience of language learning. Hong Kong Journal of Applied Linguistics, v. 7, n.2, 2002.
BENSON, P.; NUNAN, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
ELLIS, N. C. At the interface: dynamic interactions of explicit and implicit language knowledge. Studies in Second Language Acquisition, v. 27, n.2, p. 305-352, 2005.
GILSTRAP, D. L. Strange attractors and human interaction: leading complex organizations through the use of metaphors. Complicity, v.2, n.1, p. 55-69, 2005. Disponível em <http://www.complexityandeducation.ualberta.ca/COMPLICITY2/Complicity2.htm>. Acesso em: 26 dez. 2006.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, p. 141-165, 1997.
LARSEN-FREEMAN, D. Second language acquisition and Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 20, p. 165-168, 2000.
LEWIN, R. Complexity: life at the edge of chaos. New York: Macmillan, 1992.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1980.
LEMKE, J. Discursive technologies and the social organization of meaning. Folia Linguistica, v. 35, n.1-2, p. 79-96, 2001.
McGROARTY, M. Constructive and constructivist challenges for Applied Linguistics. Language Learning, v. 48, n. 4, p. 591-622, 1998.
MURPHEY, Tim; CHEN, Jin; CHEN, Li-Chi. Learners' constructions of identities and imagined communities. In: BENSON, P.; NUNAN, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 83-100.
MURPHEY, T. (Ed.) Language learning histories II. Nagoya, Japão: South Mountain Press, 1998.
MURPHEY, T. (Ed) Language learning histories. Nagoya, Japão: South Mountain Press, 1997.
NELSON, C. P. The role of networks in learning to write. Proceedings of the 2004 Complexity Science and Educational Research Conference (p. 91-105). September 30 - October 3, Chaffey's Locks, Ontario, Canada, 2005. Disponível em: <http://www.complexityandeducation.ualberta.ca/conferences/2004/proceedings.htm>. Acesso em: 19 jan. 2007.
OCKERMAN, C. Facilitating and learning at the edge of chaos: expanding the context of experiential education. AEE International Conference Proceedings, 1997. Disponível em: <http://eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2/content_storage_01/0000000b/80/23/71/61.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2006.
PAIVA, V. L. M. O. Memórias de aprendizagem de professores de língua inglesa. Contexturas, v. 9, p 63-78, 2006a.
PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade. Linguagem e Ensino, v. 9, n. 1, p. 77-127. 2006b.
PAIVA, V. L. M. O. Online teacher training and multimedia narratives. Essential Teacher, v. 3, n. 4, p. 34-37, 2006c.
PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In: FREIRE, M. M; ABRAHÃO, M. H. V; BARCELOS, A.M.F (Org.). Lingüística aplicada e contemporaneidade. Campinas, São Paulo: Pontes, ALAB, 2005. p.135-153.
PAVLENKO, A. Language learning memoirs as gendered lives. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 213-240. 2001.
SHOAIB, A.; DÖRNYEI, Z. Affect in lifelong learning: exploring L2 motivation as a dynamic process. In: BENSON, P.; NUNAN, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press. 2004. p. 22- 41.
SO, S.; DOMINGUEZ, R. Emotion processes in second language acquisition. In: BENSON, P.; NUNAN, D. (Ed.). Learners' stories: difference and diversity in language learning. Cambridge: Cambridge University Press. 2004. p.83-100.
SWAIN, M.; MICCOLI, L. S. Learning in a content-based, collaboratively-structured course: the experience of an adult ESL learner. TESL Canada Journal, v. 12, n.1, p.15-8, 1994.
VELVE, B.; GREER, A.; DEIRDRE, L.; ESCOTT-STUM, S. Chaos theory as a planning tool for community-based educational experiences for health students. Journal of Allied Health, v. 31, n. 3, p.147-152. 2002. Disponível em: <http://www.findarticles.com/p/articles/mi_qa4040/is_200210/ai _n9123126>. Acesso em: dez. 2006.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


