Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem
histórias de identidades
Parole chiave:
Pesquisa Narrativa, aprendizagem in-tandem, identidade, língua estrangeira, tandem face-a-faceAbstract
A Pesquisa Narrativa de Clandinin & Connelly (2000) compreende a experiência humana como histórias vividas e contadas. Nesta abordagem qualitativa de pesquisa, os participantes contam histórias e os pesquisadores as recontam e as reconstroem por meio de narrativas acerca das experiências. Tendo este arcabouço metodológico como orientador de nossos procedimentos de pesquisa, neste artigo investigamos nossa experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano – no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face. Neste período, vivenciamos e coletamos dados acerca de nosso processo de aprender a língua um do outro: anotações de campo, mensagens reflexivas de e-mail trocadas durante o período e o conteúdo anotado durante as aulas. Ao reviver nossas histórias vividas durante aquele período, por meio da narrativa aqui apresentada, ressaltamos os elementos de identidade no nosso tandem que acreditamos estarem relacionados à aprendizagem. Também individuamos os elementos desencadeadores de identidade específicos deste contexto de aprendizagem.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen C. Politeness: some universals in language use. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Teachers as curriculum planners. New York: Teachers College Press, 1988.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Teachers' professional knowledge landscapes. Toronto: OISE Press,1995.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Company, 2000.
JOHNSON, Donna, M. Approaches to Research in Second Language Learning. New York: Longman, 1992.
KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
MANCINI, Tiziana. Sé e identità. Modelli, metodi e problemi in psicologia sociale. Roma: Carocci, 2001.
MARKUS, Hazel Rose; WURF, Elissa. The dinamic self-concept: a social psychological perspective. Annual Rreview of Psychology, 38, p. 299-377, 1987.
PRATT, Mary Louise. Imperial eyes: travel, writing and transculturation. London: Routledge, 1992.
ROST-ROTH, Martina. Sprachenlernen im direkten kontakt. Autonomes Tandem in Südtirol. Eine Fallstudie. Unter Mitarb. v. Oliver Lechlmair Bozen: Alpha & Beta, 1995.
TELLES, João Antonio.; VASSALLO, Maria Luisa. Foreign language learning in-tandem: teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, v. 27, n. 2, p. 189-212, 2006.
VASSALLO, Maria Luisa. "Pequeno Dicionário de Tandem". Teletandem News. Boletim mensal do grupo de pesquisa Teletandem Brasil: Linguas estrangeiras para todos, 1,2, setembro de 2006, p. 6-7. Disponível em: <http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Newsletter_Ano_I_n_2%20final.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2007.
VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João A. Foreign language learning in-tandem: theoretical principles and research perspectives. The Especialist, v. 27, p. 29-56, 2006.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


