Ideação e avaliatividade em relatos de aprendizes de inglês como língua estrangeira
Parole chiave:
relatos de aprendizes de inglês, ideação, avaliatividade, modelo de análise de narrativasAbstract
Neste artigo, tenciono apresentar os primeiros resultados do desenvolvimento de um esquema lingüístico-discursivo de análise de relatos de aprendizes de inglês no âmbito do Projeto AMFALE (Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da UFMG, a partir da teoria discursiva de Martin e Rose (2003). O objetivo principal é discutir as características genéricas dos relatos, à luz da teoria de gênero de Eggins e Martin (1997), de aprendizes brasileiros de inglês diante das escolhas lingüístico-discursivas feitas por seus relatores para expressar a complexidade de suas experiências no processo de aquisição. Admitindo-se que histórias, mais que qualquer outra família de gêneros, expressam os sentimentos, anseios e desejos das pessoas (MARTIN; ROSE, 2003), e levando-se em consideração que narrativas são representações textuais de eventos vividos por seus autores (RIESSMAN, 1993), neste trabalho focalizo alguns elementos textuais que sinalizam a complexidade da aprendizagem de inglês como língua estrangeira. O corpus de análise é composto por trinta e sete transcrições de relatos em áudio de aprendizes de inglês disponíveis na homepage do Projeto AMFALE. A análise envolve a descrição dos elementos discursivos de ideação (transitividade) e avaliatividade (appraisal) presentes nesses relatos, de acordo com o modelo analítico de Martin e Rose (2003). Os resultados da análise realizada apontam para uma presença significativa de processos materiais, mentais e relacionais exercendo, respectivamente, papéis de realizadores de atividades, de avaliação e de identificação. Por fim, os dados também apontam para a constituição do gênero relatos por meio de estágios que caracterizam esse próprio gênero.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BELL, A. The language of news media. Oxford: Blackwell, 1991.
CHASE, S. E. Narrative inquiry: multiple lenses, approaches, voices. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). The sage handbook of qualitative research. 3 ed. Thousand Oaks, London; New Delhi: Sage, 2005. p. 651-679.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000.
EGGINS, S.; MARTIN, J. Genres and registers of discourse. In: van DIJK, T. Discourse as structure and process. v. I. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage, 1997. p. 230-256.
EGGINS, S.; SLADE, D. Analysing casual conversation. London e Washington: Cassel, 1997.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London e New York: Routledge, 2003.
GEE, J. P. A linguistic approach to narrative. Journal of Narrative and Life History, v. 1, n. 1, p. 15-39, 1991.
GOATLY, A. Critical reading and writing. London and New York: Routledge, 2000.
GOUVEIA, C. A. M.; BARBARA, L. Marked or unmarked that is NOT the question, the question is: Where's the Theme? Ilha do Desterro, n. 46, p. 155-177, 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2. ed. London e New York: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 3. ed. rev. amp. por Christian M. I. M. Matthiessen. UK: Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London e New York: Edward Arnold, 1985.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. Journal of Narrative and Life History, v. 7, p. 3-38, 1997.
MARCUSCHI, L. A. Apresentação. In: BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005. p. 9-13.
MARTIN, J. R. Language, register and genre. In: CHRISTIE, F. (Org.). Children writing: a reader. Geelong, Vic.: Deakin University Press, 1984. p. 21-9.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London e New York: Continnuum, 2003.
MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
PAVLENKO, A. Autobiographic narratives as data in Applied Linguistics. Applied Linguistics, v. 28, n. 2, p. 163-188, 2007.
RIESSMAN, C. K. Narrative analysis. Newbury Park, London e New Delhi: Sage, 1993.
SCHLEPPEGRELL, M. J. The language of schooling: a functional linguistics perspective. Mahawah, NJ; London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2004.
SIMPSON, P. Language, ideology and point of view. London e New York: Routledge, 1993.
SWALES, J. M. Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


