O professor no espelho
refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
Palavras-chave:
discurso profissional docente, escrita na universidade, formação de professores, imaginárioResumo
Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um "discurso profissional docente" através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de "imagem" proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980. 127 p.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino Exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996. 150 p.
GINSBURG, Carlo. Sinais. Raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e história. 2. ed. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. In: GADET, Françoise e HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-161.
RIOLFI, Claudia et al Ensino de língua portuguesa São Paulo: Thomson Learning, 2008. 232 p. (Coleção Ideias em Ação).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores de artigos publicados pela RBLA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons BY Attribution 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


