O professor no espelho

refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras

Autores

  • Thomas Fairchild UFPA Autor

Palavras-chave:

discurso profissional docente, escrita na universidade, formação de professores, imaginário

Resumo

Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um "discurso profissional docente" através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de "imagem" proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980. 127 p.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino Exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996. 150 p.

GINSBURG, Carlo. Sinais. Raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e história. 2. ed. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. In: GADET, Françoise e HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-161.

RIOLFI, Claudia et al Ensino de língua portuguesa São Paulo: Thomson Learning, 2008. 232 p. (Coleção Ideias em Ação).

Downloads

Publicado

15-02-2012