Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística

uma questão de (con)tradição nas aulas de português

Autores

  • Noadia Íris da Silva UFPE Autor

Palavras-chave:

Ensino de língua materna, Análise Linguística, Gramática Tradicional

Resumo

Na presente pesquisa investigamos como os professores de português do Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolar gramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolverem aquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamam de Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nos apoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, do ponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicam a coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dos professores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramente em função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.

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Publicado

15-02-2012

Edição

Seção

Número temático – Ensino e aprendizagem de gramática (lançamento em 2010)